Topo

É preciso elogiar a coragem de Gloria Perez no Twitter

Mauricio Stycer

14/05/2013 13h56

"Salve Jorge" foi um desastre, mas seria injusto não reconhecer que Gloria Perez, ao longo de toda novela, teve uma atuação pública corajosa, especialmente no Twitter. A autora não fugiu de quase nenhuma discussão, defendeu sua novela com unhas e dentes, se expôs aos mais variados constrangimentos e, não menos importante, esclareceu vários erros e furos da trama.

Silvio de Abreu, Gilberto Braga e João Emanuel Carneiro, simplesmente, não dialogam com o público via redes sociais. Walcyr Carrasco vê o Twitter como ferramenta para reproduzir elogios e bajulações. Aguinaldo Silva, durante a exibição de "Fina Estampa", recorria à sua conta para se vangloriar da audiência da novela e para promovê-la.

Pensando na postura destes autores da Globo, Gloria Perez teve um comportamento admirável. Discutiu com espectadores anônimos, corrigiu informações, acusou blogueiros de ganharem dinheiro para falar mal da novela ("troll pago", disse) e enxergou um "bonde do recalque", formado por gente supostamente orientada a criticar "Salve Jorge".

Tanta exposição, é verdade, tem um preço. A autora de "Salve Jorge", muitas vezes, flertou com o ridículo. Gloria apostou em confronto quando uma boa conversa talvez fosse suficiente. Viu conspiração onde só havia decepção. E não se deu conta de que, se expondo tanto, acabou colaborando para a diversão de quem entendeu, nos últimos meses, que a melhor maneira de acompanhar a novela era rindo dela.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.