Aisha no Alemão condensa todos os problemas de “Salve Jorge”
Ao longo dos meses, "Salve Jorge" foi motivo de muitas críticas e, também, de piadas por conta das mais variadas situações. Gloria Perez, a autora, foi alvo das principais restrições, mas muitos problemas da novela também devem entrar na conta do diretor Marcos Schechtman e de seus comandados, em diferentes áreas e etapas do trabalho.
Uma cena exibida no final do capítulo de quarta-feira (08) ajuda a entender direito o conjunto de responsabilidades que levou "Salve Jorge" a se transformar num caso de estudo, tantos são os seus erros.
Mustafá (Antonio Caloni) e Aisha (Dani Moreno) vão visitar a mãe biológica da jovem no Complexo do Alemão. É a segunda visita dela. Como da primeira vez, Aisha parece chocada, para não dizer que tem nojo, da situação de pobreza de Delsuite (Solange Badim) e seus familiares.
Como outros temas abordados por Gloria Perez, o do preconceito social da patricinha é ótimo. O problema é que não faz sentido. Aisha passou 150 capítulos da novela lutando para descobrir seus pais verdadeiros. Era uma obsessão. Chegou a falar com Lurdinha (Bruna Marquezine) pela internet e viu que a possível irmã morava numa favela.
O espanto de Aisha com a pobreza da família não é compreensível para quem acompanhou a saga dela na novela. Discutir preconceito social é ótimo, mas não cola quando o assunto chega de paraquedas, a duas semanas do fim da novela. É apenas mais um motivo para o público se irritar com "Salve Jorge".
Para piorar, a cena é cheia de erros. Uma imagem mostra que Mustafá e Aisha estão dentro de um táxi, aparentemente um Meriva (acima). A cena, porém, foi gravada em estúdio. Assim, a paisagem que o espectador vê, enquanto o carro percorre as ruas com os dois personagens dentro do carro (esq.), é um "chroma key", ou seja, um efeito pelo qual uma imagem é inserida no fundo sobre a outra.
É normal o uso deste efeito. Mas precisa ser bem feito. A certa altura, pela janela do carro de Mustafá vemos uma paisagem. A câmera muda e o espectador vê a paisagem pela janela de Aisha. Volta-se para a janela de Mustafá e a imagem é a mesma do take anterior – como se o carro estivesse no mesmo lugar, o que não é o caso. Um erro primário.
Quando o táxi chega ao Alemão, ele já é de outro modelo, que em nada lembra o que vimos no início da cena. Parece um Voyage, segundo notaram vários espectadores (dir.).
Ou seja, a cena está tratando de forma errada de um problema (preconceito social), foi mal produzida (falha do chroma key) e tem um erro de continuidade. Eis um bom resumo do que foi "Salve Jorge".
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.