Topo

Com medo de “incitação religiosa”, Carioca desiste de imitar Edir Macedo no "Pânico"

Mauricio Stycer

02/04/2013 12h07

Quatro semanas depois de estrear o quadro "A Turma do Didi Maiscedo", no "Pânico", na Band, o humorista Marvio Lucio desistiu do personagem, claramente inspirado em Edir Macedo, fundador da Igreja Universal e proprietário da Rede Record.

Em seu lugar, Carioca começou a imitar, há dois domingos, o repórter policial Marcelo Rezende, apresentado como "Marcelo Sem Dente". O quadro continua, porém, tendo como cenário o ambiente de um programa religioso, nos moldes do "Fala que Eu Te Escuto", e inclui ainda a presença de um pastor que exorciza demônios "presentes" em aparelhos domésticos.

"Eu estava com freio de mão puxado", diz Carioca ao blog. "Religião é difícil. Meu conteúdo estava restrito". O humorista assegura que não houve pressão para que desistisse do personagem. "Eu me antecipei", diz.

O humorista lembra da repercussão negativa provocada pelo quadro "Casa dos Autistas", exibido na MTV. "Ficou mal para o Marcelo Adnet. Imagina se eu cometo um excesso desses, mas falando de religião", diz.

Carioca se diz impressionado com o clima criado no país por conta da nomeação do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. "Esse clima de incitação religiosa assusta", diz. "Não vale a pena fazer humor com preocupação", conclui.

Veja aqui a imitação de Edir Macedo, exibida no programa do dia 24 de março:

E aqui o novo personagem, Marcelo Sem Dente:

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.