Topo

TV Cultura festeja crescimento "espetacular" e exibe "Mad Men" em 2013

Mauricio Stycer

25/03/2013 23h34

Ainda festejando a ultrapassagem sobre a RedeTV! no ranking da televisão aberta em 2012, a TV Cultura anunciou a sua programação para 2013 na manhã desta segunda-feira (25) com ênfase na interação. "É espetacular crescer num mercado que está diminuindo", disse João Sayad, presidente da Fundação Padre Anchieta, gestora da emissora.

A Cultura terminou o ano passado com média de audiência de 1%, um crescimento de 11% em relação a 2011, o suficiente para tirar da RedeTV! o quinto lugar no Ibope. As metas agora são ambiciosas, segundo Sayad.  Para 2013, o objetivo é crescer 20%, chegando a 1,2 de média já em julho. E alcançar 1,5 em 2014.

A principal novidade na programação é a reciclagem de um game show exibido dos anos 80, "Quem Sabe, Sabe!", agora apresentado como um "tabuleiro digital", que permitirá a participação online do espectador. O programa, que estreia em maio, vai ao ar de segunda a sexta, às 19h20, com a missão de fazer uma ponte entre as programações infantil e adulta da Cultura.

Outro programa novo na grade é o jornalístico matinal "Guia do Dia". Com estreia marcada para 1º de abril, o noticiário será exibido de segunda a sexta às 7h.  Maria Cristina Poli, apresentadora do "Jornal da Cultura", ganha um programa dominical de entrevistas, com estreia programada para maio, chamado "Poli".

Mais que os programas novos, a emissora quis enfatizar esta sua aposta na interação. "Uma grade para os novos tempos", disse Eduardo Brandini, vice-presidente da emissora. Jornalistas presentes ao anúncio puderam testar a interação em tablets emprestados pela emissora.

Maior surpresa na grade de 2013 será a exibição do seriado "Mad Men", em versão dublada, às quartas, às 22h (a partir de 24 de abril). Trata-se de um dos melhores e mais premiados programas da TV americana. A Cultura informa ter adquirido os direitos de exibição das quatro primeiras temporadas. Na TV paga brasileira, a sexta temporada será exibida pela HBO também a partir de abril.

Por fim, a Cultura anunciou um acordo com a Rede Globo, que permitirá à emissora exibir o "Sítio do Picapau Amarelo" a partir de julho em troca da cessão dos direitos de apresentação pela Globo Internacional das séries "Castelo R´-Tim-Bum" e "Cocoricó".

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.