“JN” faz boa edição especial sobre o conclave, mas abraça “clima de Copa do Mundo”
Principal telejornal do país, o "Jornal Nacional" desta terça-feira (12) apresentou uma edição especial, muito caprichada, sobre o conclave que elegerá o papa. Mais de 70% do tempo do programa foi dedicado ao tema – algo pouco usual.
A edição mobilizou seis repórteres diferentes – em Roma (três), São Paulo, Londres e Nova York –, que apresentaram um painel bem amplo e didático sobre o ritual do evento, os principais candidatos e as dificuldades envolvidas no processo.
Muito segura, Patrícia Poeta ancorou o telejornal em pé, diante do Vaticano. Ao final do programa, ainda sustentou uma conversa ao vivo, lado a lado, com Ilze Scamparini, correspondente da emissora em Roma.
Pode-se discutir se um único assunto merece ocupar quase três quartos de um telejornal – pessoalmente, me parece exagerado, mesmo concordando, como disse William Bonner, que se trata de um "acontecimento histórico". Mas entendo e respeito a opção.
O que me incomodou mesmo na edição foi, logo na abertura, o telejornal abraçar o clima de patriotismo que está cercando este conclave. "Nós registramos uma turma de brasileiros em clima de Copa do Mundo", anunciou Patrícia, antes de mostrar um grupo – claramente animado por causa da presença da câmera – gritando: "O papa é brasileiro!!!"
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.