Topo

Silvio Santos desafia o tempo e a necessidade de mudanças

Mauricio Stycer

11/03/2013 12h20

O cenário do programa foi levemente renovado, bem como a tintura do seu cabelo. Detalhes praticamente imperceptíveis, assim como os novos quadros apresentados, quase idênticos aos antigos. A esta altura, ninguém espera por mudanças quando Silvio Santos retorna das férias.

Para os fãs basta a sua volta. E mais uma vez ele não decepcionou. Aos 82 anos, Silvio Santos não dá o menor sinal de cansaço ou tédio de fazer tudo sempre igual. Ao contrário. Com uma energia impressionante, parece se divertir como se estivesse fazendo aquelas piadas e brincadeiras pela primeira vez. Um fenômeno.

Especulou-se que o apresentador, devoto de "Nossa Senhora das Plásticas", teria se submetido a uma nova cirurgia estética durante as férias. Ele não confirmou nem negou, como é de seu feitio, mas disse durante o programa, enquanto examinava a foto de uma atriz: "O que uma operação plástica não faz?! Silvio Santos que o diga. Senão Silvio Santos estava parecendo uma passa. Conhece passa? Aquela que é feita de uva. Toda enrugada."

O tempo deixou Silvio Santos mais desbocado e despreocupado. Sabe que está acima do bem e do mal e fala o que lhe passa pela cabeça, fazendo ou não sentido. A candidata no "Show de Calouros" diz que é de El Salvador. E Silvio: "Conhece o Fidel Castro?" Em outro momento, observou: "A Claudia Leitte é leite há tanto tempo que já virou coalhada".

A certa altura do "Jogo dos Pontinhos", Silvio quase ficou sem calças. O cinto se soltou e o apresentador ficou alguns minutos com a mão esquerda nas costas, segurando a roupa enquanto conduzia a atração (veja o vídeo abaixo). "Engordei", explicou em meio a gargalhadas. Naturalmente, poderia ter tirado o trecho da edição final, mas sabe que vale a pena expor as suas trapalhadas.

Como já é uma tradição, no "Jogo dos Pontinhos" o apresentador fez todas as piadas de duplo sentido possíveis, rindo da própria filha, Patrícia Abravanel, e suspirando pelas beldades Helen Ganzarolli e Lívia Andrade. Qualquer outro homem de 82 anos seria chamado de "velho tarado" e "gagá". Mas não Silvio Santos. Ele pode.

Audiência: No ar por quatro horas, entre 20h e 0h, Silvio registrou média de 9 pontos no Ibope, deixando o SBT na vice-liderança, à frente da Record (8) e atrás da Globo (21).

Leia também: Silvio Santos faz acordo com autor e volta a usar o jingle de seu programa. E no vídeo abaixo, o momento em que o apresentador segurou as calças no meio do "Jogo dos Pontinhos".

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/14317169[/uolmais]

 

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.