Topo

Globo convida o público a escolher golpe que personagem de “Salve Jorge” dará em briga

Mauricio Stycer

10/01/2013 16h47

A divulgação de cenas de capítulos futuros de novelas é uma conhecida técnica de promoção que todas as emissoras utilizam. Menos comum, talvez inédito, é convidar o público a dar palpites numa cena que ainda será exibida.

O recurso está sendo usado com a novela "Salve Jorge". Em seu site, a Globo informa que a heroína Morena (Nanda Costa) dará uma nova surra na vilã Wanda (Totia Meirelles) e convida o espectador a escolher qual golpe ela deve usar na briga. São cinco as opções: cabeçada, chute, joelhada, soco e "telefone".

O expediente lembra um pouco o programa "Você Decide", no qual o espectador votava durante a exibição para escolher a solução de uma história apresentada.

É possível enxergar esta promoção como um gesto extremo, apelativo, no esforço de alavancar a audiência de uma novela cujos resultados, até o momento, estão bem abaixo do esperado. Pode até ser, mas acho que é, também, sinal de uma preocupação cada vez maior na Globo em encontrar meios de relacionar os seus produtos audiovisuais com outras mídias.

Atualizado em 11/1: Gloria Perez, autora da novela, observou nesta sexta-feira no Twitter que a promoção não foi ideia sua: "Para quem está perguntando sobre uma enquete de como bater na Wanda: isso é trabalho de outro departamento, nao é do autor".

Veja uma demonstração dos golpes e vote no seu preferido para Morena aplicar em Wanda nesta enquete preparada pelo UOL Esporte:

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.