Topo

Cena de estupro que não houve é mistério em "Salve Jorge"

Mauricio Stycer

14/11/2012 19h07

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/13635652[/uolmais]

 

Em edição do "UOL Vê TV", comento a polêmica cena de estupro envolvendo a personagem Jéssica (Carolina Dieckmann) na novela "Salve Jorge". Muito aguardada pelos espectadores, especialmente após declarações da atriz de que gravá-la havia sido chocante e exigira muito do seu preparo físico e psicológico, a cena não mostrou praticamente nada e deixou uma pergunta no ar: a Globo censurou a exibição? Ao ser questionada no Twitter, Glória Perez respondeu que optou-se pelo "bom senso".  Por que a produção gravaria uma cena tão difícil, que envolveu, segundo "O Globo", até dublê, para simplesmente descartá-la depois? É um mistério.

Atualizado em 20 de novembro: Duas semanas depois da não exibição da famosa cena, Carolina Dieckmann falou sobre o ocorrido: "A cena foi cortada sim, mas eu entendo. Os diretores acharam muito forte para ir ao ar".

Atualizado em 26 de novembro: A atriz voltou a tratar do assunto em entrevista a "O Globo": "Eles viram a cena montada e avaliaram que não era necessário mostrar tudo como foi gravado. Ninguém teve dúvidas de que ela foi estuprada. O importante é contar a história", disse.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.