Topo

“É a imagem, estúpido!”

Mauricio Stycer

06/11/2012 15h20

Abalada com a repercussão das fotos em que aparece posando entre árvores caídas sobre carros em Nova York, a modelo Nana Gouvêa veio a público pedir desculpas. Em vídeo postado no You Tube, e logo reproduzido por vários sites, ela dirige-se aos americanos, em inglês, no esforço de convencê-los que não estava tentando se aproveitar da situação para promover a própria imagem.

"Uma jornalista me entrevistou sobre o que estava acontecendo sobre o furacão. Eu dei a ela uma entrevista muito séria. Ela perguntou se eu poderia sair de casa e tirar fotos minhas com os destroços", conta Nana, tentando partilhar a responsabilidade pelas fotos com quem pediu as imagens – um site de celebridades.

O ator Julio Rocha e a apresentadora Janaína Jacobina (esq.) também se exibiram em fotos muito parecidas em meio ao furacão. Para sorte deles, o "ensaio" de Nana teve mais repercussão.

O vídeo da modelo dificilmente encerrará o episódio, mas mostra que Nana começa a entender o desastre midiático que causou. Tivesse ela um bom assessor, não teria aceitado fazer as tais fotos. "É a imagem, estúpido", poderia dizer o assessor, inspirado na famosa frase de James Carville, estrategista da campanha de Bill Clinton ("É a economia, estúpido!").

Em resumo, não basta aparecer, é preciso saber aparecer.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.