Topo

Tufão lê Kafka, Flaubert, Machado de Assis, Dostoievski e não aprende nada

Mauricio Stycer

21/09/2012 22h50

Uma das ótimas sacadas de "Avenida Brasil" foi fazer uma espécie de merchandising social, promovendo clássicos da literatura por meio de dois personagens centrais da trama.

Interessada em abrir os olhos de Tufão para as maldades de Carminha, Nina presenteou o patrão com uma série de livros. Ele não apenas se interessou, como incorporou o  hábito da leitura à sua rotina.

O ex-jogador de futebol leu "A Metamorfose", de Kafka, "A Interpretação dos Sonhos", de Freud, "Madame Bovary", de Flaubert, "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, "O Primo Basílio", de Eça de Queiroz, e desde o capítulo desta sexta-feira (21/9)  está lendo "O Idiota", de Dostoievski.

O que chegou a parecer uma boa propaganda para a literatura de qualidade, hoje pode ser visto de outra forma. O herói da novela leu todos estes livros e continua tão idiota quanto no primeiro capítulo. Será que a solução é ver novela?

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.