Blog do Mauricio Stycer

Tufão lê Kafka, Flaubert, Machado de Assis, Dostoievski e não aprende nada

Mauricio Stycer

Uma das ótimas sacadas de “Avenida Brasil” foi fazer uma espécie de merchandising social, promovendo clássicos da literatura por meio de dois personagens centrais da trama.

Interessada em abrir os olhos de Tufão para as maldades de Carminha, Nina presenteou o patrão com uma série de livros. Ele não apenas se interessou, como incorporou o  hábito da leitura à sua rotina.

O ex-jogador de futebol leu “A Metamorfose”, de Kafka, “A Interpretação dos Sonhos”, de Freud, “Madame Bovary”, de Flaubert, “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, “O Primo Basílio”, de Eça de Queiroz, e desde o capítulo desta sexta-feira (21/9)  está lendo “O Idiota”, de Dostoievski.

O que chegou a parecer uma boa propaganda para a literatura de qualidade, hoje pode ser visto de outra forma. O herói da novela leu todos estes livros e continua tão idiota quanto no primeiro capítulo. Será que a solução é ver novela?

Sobre o autor

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na “Folha de S.Paulo''. Começou a carreira no “Jornal do Brasil'', em 1986, passou pelo “Estadão'', ficou dez anos na “Folha'' (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o “Lance!'' e a “Época'', foi redator-chefe da “CartaCapital'', diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros “Adeus, Controle Remoto'' (editora Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense'' (Panda Books, 2011).

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo