Blog do Mauricio Stycer

Brigando pela autoria de piada… em “Friends”

Mauricio Stycer

Assisti nesta quinta-feira, por acaso, a um episódio de “Friends” que não conhecia. É o 12º da sexta temporada, chamado “The one with the joke”, e foi exibido originalmente em janeiro de 2000. O argumento central gira em torno da disputa pela autoria de uma piada entre Ross e Chandler.

A história começa com Ross mostrando um exemplar da “Playboy” com uma piada que enviou à revista. Os amigos lêem e dão risadas sem entusiasmo, até que Chandler lê e se revolta: “Essa piada é minha.”

Os dois vão brigar ao longo de todo episódio. Ross se gaba de ter ganho US$ 100 pela piada, enquanto Chandler, revoltado, decide começar a escrever um diário exclusivamente para registrar a autoria de suas piadas. No melhor momento (atenção: spoiler), os dois recorrem a Monica para decidir quem é o autor da piada.

Irmã de Ross e namorada de Chandler, ela resolve o impasse. “Vocês dois são idiotas. A piada não é engraçada. E é ofensiva a mulheres, médicos e macacos”. Monica encerra a questão com um tiro de misericórdia: “Vocês não deviam estar discutindo quem é o autor, mas quem é o culpado por  espalhar esta piada horrível”. É a senha para Ross dizer que o autor é Chandler e vice-versa.

Vendo o episódio, não pude deixar de lembrar desta briga recente entre Danilo Gentili e Bruno Mazzeo por causa de uma piada.