Topo

Brigando pela autoria de piada... em “Friends”

Mauricio Stycer

10/08/2012 06h01

Assisti nesta quinta-feira, por acaso, a um episódio de "Friends" que não conhecia. É o 12º da sexta temporada, chamado "The one with the joke", e foi exibido originalmente em janeiro de 2000. O argumento central gira em torno da disputa pela autoria de uma piada entre Ross e Chandler.

A história começa com Ross mostrando um exemplar da "Playboy" com uma piada que enviou à revista. Os amigos lêem e dão risadas sem entusiasmo, até que Chandler lê e se revolta: "Essa piada é minha."

Os dois vão brigar ao longo de todo episódio. Ross se gaba de ter ganho US$ 100 pela piada, enquanto Chandler, revoltado, decide começar a escrever um diário exclusivamente para registrar a autoria de suas piadas. No melhor momento (atenção: spoiler), os dois recorrem a Monica para decidir quem é o autor da piada.

Irmã de Ross e namorada de Chandler, ela resolve o impasse. "Vocês dois são idiotas. A piada não é engraçada. E é ofensiva a mulheres, médicos e macacos". Monica encerra a questão com um tiro de misericórdia: "Vocês não deviam estar discutindo quem é o autor, mas quem é o culpado por  espalhar esta piada horrível". É a senha para Ross dizer que o autor é Chandler e vice-versa.

Vendo o episódio, não pude deixar de lembrar desta briga recente entre Danilo Gentili e Bruno Mazzeo por causa de uma piada.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.