Blog do Mauricio Stycer

A cena da semana: “Na Moral” sai em defesa do casamento gay

Mauricio Stycer

Depois de dois programas com debates que, na verdade, serviram apenas para reforçar a sua posição “contra'' algo, Pedro Bial fez um programa “a favor'', praticamente sem contraponto, na quinta-feira, 19.

No primeiro “Na Moral”, o apresentador fez discurso contra o “politicamente correto”; no segundo, atacou os paparazzi. Em ambos, convidados que defendiam posições contrarias às suas passaram por constrangimentos.

Esta semana, Bial abriu mão de discutir casamento gay e fez um programa francamente favorável à posição dos que defendem a possibilidade de união de pessoas do mesmo sexo.

O ponto alto do episódio foi a encenação de um casamento entre duas mulheres que vivem juntas já há mais de uma década. Foi uma cena diferente, pouco comum de se ver na televisão.

Para quem esperava um “debate” pode ter sido chocante, mas acho que o apresentador foi mais honesto ao encaminhar a questão desta forma. Discussões sobre “casamento gay” raramente acrescentam algo, já que opõe, quase sempre, posições dogmáticas. “Na Moral”, assim, afrontou uma parte do público e deu uma espécie de “declaração” a favor. Foi corajoso.

A cena-chave do programa pode ser vista aqui. Escrevi sobre a estreia do programa aqui e sobre o segundo programa aqui.