Topo

SBT promete mostrar os “40 maiores brasileiros”, mas só apresenta 28

Mauricio Stycer

19/07/2012 00h56

Quem sintonizou no SBT para conhecer os primeiros 40 colocados na enquete sobre "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" levou um susto na noite de quarta-feira. Diferentemente do que havia prometido, Carlos Nascimento apresentou apenas os mais votados entre o 40º e o 13º lugar, fazendo mistério por mais uma semana sobre os 12 mais votados.

No final do primeiro programa, há uma semana, Nascimento foi bem claro: "Semana que vem nós vamos apresentar os 40 mais votados. Quem serão eles? E quem, afinal, será o maior entre os maiores?"

Também mudou, entre uma semana e outra, o número de votos na enquete. Na estreia, Nascimento falou em "mais de um milhão de votos, quase 1,2 milhão". Essa semana, informou que a votação alcançou "quase 1,3 milhão". No site do programa o número exato é 1.293.691.

Para conhecer a esdrúxula lista, veja aqui. Depois do programa de estreia, escrevi o texto "Maior Brasileiro" do SBT tem potencial para divertir e irritar, mas não deve ser levado a sério.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.