Topo

Ausências da Copa de 82: Reinaldo, Careca, Adílio, Tita e... Perivaldo

Mauricio Stycer

03/07/2012 09h05

No mercado de livros com temática esportiva, "Sarriá 82 – O que faltou ao futebol-arte?" (Maquinária editora, 128 págs., R$32) é uma raridade. Baseado em ótima pesquisa, propõe uma análise corajosa, contra a corrente, sobre uma das equipes mais queridas pelo torcedor, a seleção brasileira que disputou, e perdeu, a Copa do Mundo de 1982, na Espanha.

Como escrevi no UOL Esporte, em texto publicado nesta terça-feira, o livro mostra os erros táticos cometidos pelo técnico Telê Santana. E apresenta, analisando dezenas de partidas disputadas por aquela seleção, diferentes alternativas ao time que foi derrotado pela Itália, no fatídico 5 de julho de 1982.

Em sua detalhada pesquisa, Gustavo Roman e Renato Zanata lembram de diversos episódios e personagens interessantes, que não consegui incluir no texto principal.

Sem dourar a pílula, lembram que Valdir Peres "tomou um dos maiores frangos da história das Copas", na partida de estreia, contra a então URSS, vencida pelo Brasil por 2 a 1. E não deixam de rememorar que o árbitro deixou de marcar dois pênaltis claros a favor do adversário durante o jogo.

Na análise dos amistosos e jogos-treinos que antecederam a Copa, Roman e Zanata demonstram o erro que Telê cometeu ao preferir Dirceu a Adílio (esq.). Questionam a inexplicável não convocação de Reinaldo (dir.), que estava em boa  forma. Lembram do corte de Careca, por contusão, quatro dias antes da estreia.

Também descrevem muito bem um episódio fundamental, a ruptura de Tita (esq.) com o técnico, depois que o meia afirmou não querer atuar mais como ponta, pela direita, onde estava tendo a chance de ser titular, e preferir disputar posição no meio. Nunca mais foi convocado.

E, por fim, para o torcedor botafoguense, o livro lembra que, além do goleiro Paulo Sérgio, que foi à Copa como terceiro reserva, Telê convocou diversas vezes, em 1981 e 82, o lateral direito Perivaldo (dir.). Em uma partida, pelo menos, o folclórico Peri da Pituba atuou como titular, no amistoso contra a então Tchecoslováquia, em 3 de março de 1982, no Morumbi. Imagine Perivaldo no Sarriá!

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.