Topo

Com sadismo, TVs “fatiam” história do esquartejamento

Mauricio Stycer

11/06/2012 09h56

Bonita, loira, a mulher confessa na delegacia que assassinou o marido com um tiro na cabeça e, em seguida, o esquartejou cuidadosamente. Cenário do crime: a cobertura de 500 metros quadrados em que moravam. As imagens da câmera no elevador mostram a assassina deixando o apartamento com três malas, onde estão, imagina-se, os pedaços do marido.

Logo ficamos sabendo também que a assassina é ex-garota de programa e que, desconfiada do marido, contratou um detetive particular para segui-lo, descobrindo que estava sendo traída e, ainda por cima, por uma profissional. Outra questão que faz pensar: quem ficará com a filha de um ano do casal?

Quando todos os meios de comunicação, em todas as mídias, se debruçam sobre uma mesma história, invariavelmente há excessos. Os advogados da família da vítima e da assassina, a esta altura, já são nossos amigos íntimos. Policiais posam orgulhosos pela solução do caso.

Na TV, inspirado pela forma como ocorreu o crime, a história é fatiada e apresentada em capítulos. Apresentadores de matutinos e vespertinos se sentem à vontade para falar tudo que passa pela cabeça, expondo preconceitos e sadismo.

Reconheço que é impossível resistir ao apelo de uma história destas. Mas até onde vai a nossa curiosidade e onde começamos a consumir detalhes que não nos interessam? Nestas horas, a melhor arma é o controle remoto.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.