Topo

O (des)prazer de viajar

Mauricio Stycer

25/04/2012 16h41

Dedicada aos prazeres de viajar, a edição de 16 de abril da "New Yorker" traz esta capa inspirada, que sublinha justamente um incômodo dentro dos aviões. O desenho é assinado pelo canadense Bruce McCall, artista gráfico e escritor, de 77 anos.

Colaborador freqüente da "New Yorker", ele explicou, a um blog no site da revista, a ideia que tentou transmitir: "Quando o assunto é viagem, por alguma razão, sempre penso sobre o lado ruim da coisa, sobre os incômodos de viajar. Quando você entra num avião, você vê as pessoas enfiando seus objetos pessoais dentro de uma caixa no alto. É como ver uma cobra engolir uma vaca. É impressionante o que eles conseguem colocar lá dentro."

Ao final do depoimento, McCall não esconde o mau-humor com a popularização das viagens de avião. "Não existe mais nada legal em viajar. Se você está na primeira classe, tudo bem, mas qualquer outra coisa é horrível. Quando você chega em casa, você está irritado com todo mundo." Fosse no Brasil, alguém diria, com ironia: "Classe média sofre."

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.