Topo

Desastres jornalísticos

Mauricio Stycer

15/03/2012 11h40

"Um bebê-coelho sem orelha, que havia virado uma celebridade no mundo animal da Alemanha, teve os seus 15 minutos de fama interrompidos de forma abrupta por um cinegrafista que acidentalmente o pisou e matou."

Começa assim o relato  do diário inglês "The Guardian" sobre o trágico destino de Til, o coelhinho de apenas 17 dias, que estava sendo exibido à imprensa quando ocorreu o acidente. O cinegrafista desculpou-se dizendo que não viu Til quando deu o fatídico passo para trás na última quarta-feira. Já o diretor do zoológico assegurou que Til não sofreu.

Comentando o caso no Twitter, o escritor Luis Pellanda se lembrou de um fotógrafo no Paraná: "Foi cobrir uma feira agrícola e comeu um caqui premiadíssimo". E acrescentou, condoído: "Consta que era lindo e enorme, um verdadeiro prodígio. Não sei, pois não vi. Dele só restaram as sementes."

Como bem lembrou Carlos Cardoso, a trágica morte do coelhinho Til evoca outro desastre cometido por profissional da mídia. Deu-se num evento nos Estados Unidos. O repórter entrevistava o autor de uma escultura de gelo quando… Veja:

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12592536[/uolmais]

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.