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As previsões otimistas da Globo para 2014

Mauricio Stycer

06/03/2012 09h31

"A Rede Globo deixa de ser apenas uma rede de TV para ser também uma rede de internet e, esperamos, mobile (telefone)", disse Octavio Florisbal, diretor-geral da emissora, em evento destinado a apresentar as novidades de 2012 para o mercado publicitário, imprensa e parceiros, ocorrido na noite de segunda-feira, em São Paulo.

Em defesa desta ideia, Florisbal fez cinco previsões otimistas sobre o mercado, tendo como meta 2014, quando será realizada a Copa do Mundo no Brasil:

1.    Na TV aberta, 70% de cobertura digital, incluindo todas as cidades acima de 50 mil habitantes;
2.    Mais 40 milhões de aparelhos de televisão digitais serão vendidos (até hoje, foram 20 milhões);
3.    O número de assinantes da TV paga vai dobrar (hoje é de cerca de 14 milhões);
4.    Até 4 mil municípios terão banda larga;
5.    Cerca de 100 milhões de celulares, de um total de 200 milhões hoje existentes, serão trocados por 3G.

Florisbal falou também, mas brevemente, da "concorrência acirrada" na TV aberta, que tem dificultado o cumprimento das metas de audiência da emissora.

Suas previsões otimistas sobre o mercado audiovisual são, segundo disse, consequência de um cenário altamente positivo no Brasil e da perspectiva de "consolidação do desenvolvimento" nos próximos anos.

Florisbal falou do crescimento "de uma nova classe média com 110 milhões de pessoas, que já representam mais de 50% da população". Observou que o desenvolvimento econômico está tendo impacto em todas as regiões do país. Relatou previsões de aumento do gasto interno. E, por fim, falou do impacto desta situação sobre os meios de comunicação.

Em tempo: Mais informações sobre o evento da Globo podem ser lidas aqui.

Foto: TV GLOBO / Bob Paulino

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.