Sem aviso, último capítulo de “A Vida da Gente” começa 20 minutos antes do horário habitual
Por 136 capítulos, entre os dias 26 de setembro de 2011 e 3 de março de 2012, "A Vida da Gente" foi ar às 18h20, com uma margem de variação de cinco minutos, para mais ou para menos. No dia do 137º capítulo, justamente o último, a novela começou 20 minutos antes, às 18h02.
Sem aviso prévio, uma boa parte do público perdeu o primeiro bloco do capitulo final, passado quase integralmente no hospital, onde Julia e Manuela se recuperavam do transplante que salvou a vida da garota.
A causa do desrespeito com o público é conhecida. Mais longo que o habitual e com muito mais publicidade, o último capítulo precisava de mais tempo na grade. Mas, em vez de atrasar a programação no horário nobre, a Globo preferiu antecipar o início da novela. Procedimento semelhante já foi adotado no último capítulo de outras novelas das 6.
O último capítulo teve duração de 52:36, 12 minutos a mais que a média dos demais capítulos. Isso dá uma ideia do ganho que a emissora também teve com publicidade na sexta-feira.
Em compensação, a audiência média de "A Vida da Gente" foi a mais baixa desde 2008. Segundo a coluna "Zapping", a novela de Lícia Manzo teve média geral de 22 pontos no Ibope. Desde 2006, só ficou à frente de "Negócio da China" (2008), que teve 20 pontos.
No Twitter, onde comentei o assunto, dezenas de pessoas manifestaram espanto com o adiantamento do início da novela. Muitas perderam as cenas iniciais do último capítulo.
Leia mais: Último capítulo de "A Vida da Gente" mostra que as pessoas não mudam da noite para o dia e também "A Vida da Gente" trouxe novidade para a Teledramaturgia
Atualizado às 11h de 3 de março
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.