Apelo da Fox Sports ao espectador é um abuso
A Fox Sports prometeu exibir a Libertadores sem ter ainda fechado acordo com as operadoras para isso. Este é o aspecto mais grave, a meu ver, do atual impasse que está privando a maior parte dos assinantes de TV paga no Brasil de ver partidas do torneio.
A emissora resolveu apelar para a paixão do torcedor, conclamando-o a cobrar de sua operadora uma solução para o problema. "Ligue e peça", orientou o narrador João Guilherme. Fala sério! É golpe baixo transferir o problema da emissora para o espectador. Como disse José Trajano, da ESPN, trata-se de briga de cachorro grande, que envolve grandes conglomerados de comunicação, brasileiros e estrangeiros.
Mas vejo algo de positivo neste episódio.
Se ainda não tinha percebido, me parece agora impossível não notar que, no negócio bilionário em que se transformou o futebol, o torcedor-espectador é um consumidor com muito poucos direitos no Brasil.
A chegada da Fox Sports ao país é positiva por aumentar a concorrência e a diversidade na cobertura de esportes na televisão, mas o modelo que hoje impera, de venda e compra de direitos "exclusivos", deixa o espectador sempre refém.
É refém, primeiro, de quem compra um determinado torneio e o exibe como e quando quiser. E é refém, depois, das emissoras concorrentes, que se desinteressam dos eventos que não podem exibir.
Diferentemente de outras mercadorias e serviços, cujos preços e qualidade são influenciados pela concorrência, o esporte exibido com "exclusividade" não estimula uma emissora a melhorar sua transmissão, por exemplo.
Não sei qual é a solução para este problema complicado e de alcance planetário, por sinal. Mas sei que, neste quadro, o pedido da Fox Sports para que o espectador interceda junto às operadoras com o objetivo de ver os jogos do seu time na Libertadores é um abuso.
Atualizado no dia 10 de fevereiro às 12h: A Fox Sports divulgou comunicado nesta sexta-feira informando que o seu sinal estará disponível, na próxima terça-feira, dia 14, para assinantes de seis operadoras (CTBC, Nossa TV, Telefônica TV Digital, TVA, Oi TV, RCA), além 28 associados da NEO TV. Segundo a emissora, isso alcança 1,3 milhão de assinantes. Ou seja, dez dias depois de ir ao ar, a programação da emissora estará disponível para cerca de 10% do total de assinantes de TV paga no Brasil.
A Fox informa ainda: "Continuamos negociando com as demais operadoras, com o objetivo de fazer nosso conteúdo de qualidade chegar ao maior número possível de telespectadores brasileiros".
Essas informações reforçam o meu ponto de vista, expresso no primeiro parágrafo deste texto. Repito: A Fox Sports prometeu exibir a Libertadores sem ter ainda fechado acordo com as operadoras para isso. Este é o aspecto mais grave, a meu ver, do atual impasse que está privando a maior parte dos assinantes de TV paga no Brasil de ver partidas do torneio.
Leia mais: Torcedores estão de mãos atadas, dizem especialistas
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.