Topo

“Brado Retumbante” seduz com tipo ideal de político

Mauricio Stycer

19/01/2012 15h01

Numa série de temática política, abertamente inspirada na realidade brasileira, como "O Brado Retumbante", a intenção de divertir caminha de braços dados com a ambição de informar. Não há como avaliar a sua qualidade técnica sem atentar para a visão de mundo que pretende transmitir.

Presidente por acaso, como já houve vários na história do Brasil, Paulo Ventura foi descrito até agora, exibidos dois capítulos, como um homem de grandes virtudes éticas e pequenas fraquezas morais. Um ser humano perfeito, de carne e osso.

Depois de assistir a um vídeo destinado a apresentar a sua trajetória à população, ele reage dizendo que está parecendo "um salvador da Pátria que só existe na cabeça do marqueteiro". A filha cobra a sua ajuda num problema doméstico e ele responde: "Sou presidente, não síndico do seu prédio". Um tio pede para ser nomeado diretor de uma estatal e Ventura ironiza a sua falta de talento para a função, além de lembrar ser contra o nepotismo.

Homem de vida sentimental desregrada, o presidente é chantageado por adversários políticos com fotos em que aparece aos beijos com a mulher de um senador. Sua ex-mulher, Antonia, que aceita posar de primeira-dama durante o mandato-tampão de 15 meses do presidente, fica pessoalmente indignada com as fotos, mas o apoia por entender que acima da sua humilhação está o interesse público.

Ventura construiu sua carreira política como um arauto da ética, contra a corrupção. Ao seu redor, reúne-se um grupo de assessores – civis e militares – que comungam da fé a respeito de uma "limpeza" na política contra a corrupção. Como "guerra é guerra", aceitam recorrer a um "hacker", que ilegalmente rouba informações do computador do ministro corrupto.

Legalidade versus intransigência. Vida privada versus pública. Ética e moral. Na visão de Euclydes Marinho, autor da minissérie, e de seus colaboradores, o presidente Paulo Ventura encarna um tipo ideal, obviamente idealizado.

Em diferentes momentos da história brasileira, políticos conseguiram, com ou sem a ajuda da mídia, convencer a opinião pública de que tinham os atributos de um tipo ideal, mas que o tempo e a prática mostraram ser muito distantes da realidade. Fernando Collor, citado pela mãe do presidente na minissérie, é o nome que vem mais rapidamente à cabeça, mas está longe de ser o único.

No mundo real, onde se trava uma permanente batalha política, há quem enxergue na minissérie o interesse em desenhar o figurino para um futuro candidato à Presidência. Acho essa interpretação, em 2012, tão ingênua quanto a proposta de "Brado Retumbante".

O apuro técnico, a direção sem exageros e o elenco de primeira dão o suporte para um trabalho de alta qualidade. Depois de dois capítulos, estamos todos envolvidos, torcendo descaradamente pela vitória do presidente contra a corrupção. Quem não torceria?

Leia mais: Euclydes Marinho diz que "é tudo ficção". O blogueiro Nilson Xavier observa que "é realidade disfarçada de ficção" e Domingos Montagner conta que ao ser convidado para viver o papel principal, perguntou ao diretor Ricardo Waddington: "Você tem certeza mesmo?"

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.