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Estudo mostra a Globo em sétimo lugar em conteúdo em HD

Mauricio Stycer

14/12/2011 09h08

Quatro anos depois da primeira transmissão em HD no Brasil, a implantação do sistema ainda não é uma prioridade da principal emissora do país. Levantamento feito durante uma semana por um blogueiro independente mostra que a Globo transmitiu apenas 32,7% de sua programação em alta definição no período.

O estudo acompanhou a programação de dez emissoras entre os dias 4 e 10 de dezembro. A Globo ficou apenas em sétimo lugar. A emissora campeã do HD é a RedeTV!, com 97,12% de sua programação em alta definição. Em seguida vêm MTV (82,73%), Gazeta (71,08%) e Band (67,7%). A Record aparece em quinto na pesquisa de Gregori Pavan com 63,95% de sua programação já convertida ao novo sistema.

À frente da Globo, com 36,21%, ainda há a Rede Vida. Só a Cultura (23,11%), SBT (17,75%) e Record News (0) estão atrás da principal emissora.

Pavan não entende a resistência da Globo à mudança. Ele especula que pode haver "um medo infundado em perder audiência, um medo de gastar dinheiro com algo que eles não julgam necessário".

O autor da pesquisa reconhece que os custos envolvidos na mudança para o HD ainda podem estar inibindo a emissora. "Tenho discernimento suficiente pra entender que uma coisa é gravar uma novela com, sei lá, dez câmeras e outra é colocar um 'Mulheres' ao vivo no ar com três câmeras", diz, referindo-se a um programa da TV Gazeta.

No caso do SBT, também muito tímido até o momento, Pavan enxerga outro problema: "Aí já acredito que seja falta de investimento mesmo, falta de dinheiro e objetivo puramente centrado na recuperação da audiência".

O estudo de Pavan pode ser visto em detalhes aqui.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.