Blog do Mauricio Stycer

Sai Sócrates, mas as batalhas continuam

Mauricio Stycer

Pelo que fez em campo, Sócrates integra um grupo pequeno, o dos gigantes do futebol brasileiro. Pela capacidade de reflexão sobre o seu ofício, ocupa um lugar único. Nenhum atleta brasileiro foi capaz de pensar sobre os diferentes aspectos do esporte, questionar os seus problemas e propor soluções com a sua coragem e inteligência.

Some-se a isso, Sócrates construiu uma imagem pública fascinante. O “antiatleta”, como ele dizia, sempre fumou e bebeu, era um iconoclasta, sem papas na língua, tinha prazer em chocar os mais conservadores com seu humor refinado e era de uma simpatia a toda prova.

Essa raríssima combinação – gigante em campo, gênio na tribuna, carismático no dia-a-dia – obrigou muita gente a engolir Sócrates a contragosto. Na verdade, num país com a estrutura esportiva pré-histórica que ainda tem o Brasil, Sócrates sempre foi um incômodo para quem, de fato, manda  – dirigentes, políticos e empresários ocupados exclusivamente com os seus próprios interesses e negócios.

Além da tristeza gigante pela morte tão precoce de Sócrates, sinto muito também por achar que as principais batalhas que enfrentou ainda estão muito longe de ter um desfecho positivo. Mas não são batalhas perdidas. Sua voz será sempre lembrada por aqueles que sonham com um mundo esportivo mais justo.

  1. Beto

    09/12/2011 09:42:25

    Sócrates foi um grande jogador de futebol, e nada mais. Mas existiram outros bem melhores do que ele.As suas opiniões (opiniões mesmo) políticas eram de uma ingenuidade a toda prova, era um homem arrogante e, mesmo fingindo em não ser, não conseguia esconder isso, porque estava no fundo dos seus olhos. O seu olhar me lembrava o do maestro Herbert von Karajan que, dizem os que estiveram frente a frente com ele, era de uma arrogância extraordinária, pois olhava, literalmente, de cima para baixo para os seus interlocutores. Assim me parecia o Sócrates. E, além disso, deitaram e rolaram, na época da tal da democracia corintiana, ele, Casagrande, Wladimir, numa exposição absurda e que, em última análise, era o "sentido da vida deles". Deitaram e rolaram, "apareceram" como era o desejo de todos. Para mim, além de um bom futebol, Sócrates não acrescentou nada, e nem ao que ocorria fora dele. E parecia que desdenhava do meio futebolístico, por ser "intelectual", etc. Iconoclasta? Não, não. Se ele tivesse sido um iconoclasta de verdade, os seus ídolos não teriam sido Che Guevara, Fidel Castro e Lula.

  2. João Sassi

    08/12/2011 16:05:44

    Caro Maurício,O Sócrates era o tipo de cara que não precisava ter morrido para merecer os maiores elogios. Como disse o Victor Birner, ele era ainda mais craque como pessoa do que como jogador - e olha que era um cracaço em campo!!! Gostei da sua homenagem ao Doutor e da forma como você o descreve - muita gente não sabia quem era Sócrates. As novas gerações andam meio alienadas e diluídas. Tomo a liberdade de, se permitir, dividir com você a que eu fiz. http://oantropolicomaltrapilho.blogspot.com/2011/12/eu-nao-vi-socrates-jogar.html Abração, João Sassi

  3. Francisco Holanda

    05/12/2011 13:21:04

    Perdemos não apenas um jogador, mais sim um grande homem, que ele continue dando seus calcanhares na sua nova marada.

  4. flor

    05/12/2011 11:47:49

    Que Deus dê a luz e o descanso eterno ao dr Sòcrates ,e o consolo aos familhares.

  5. Carlos Tavora

    05/12/2011 11:17:36

    Depois da copa de 82 nunca mais assisti a uma partida de futebol, não houve até esse momento qualquer coisa digna de se ver na TV ou no estádio. Existe aqueles que são grandes e existe aqueles que nasceram para ser GRANDE. Que vá com Deus, Deus ajude a confortar a familia nesta hora.

  6. Juliana

    05/12/2011 11:01:50

    É uma pena. Esse foi um jogador sui generis mesmo. Um jogador que não se conteve apenas com os jogos, com a sua conta corrente ou com fama - nem se achava um "artista", como (o nosso também querido) Ronaldo acha que é. Mas, enfim. É verdade, as batalhas não foram em vão e seu nome não será esquecido.

  7. Thiago Correa

    05/12/2011 02:07:14

    Linda homenagem. Belas palavras. Precisas palavras. Foi a melhor descrição que li até agora. As batalhas não são perdidas. Valeu, Sócrates.

  8. mdv

    05/12/2011 00:12:58

    Sócrates foi um cracaço, mas esse papo de que sempre bebeu é superdimensionado. Ele fumava, sim, como vários jogadores fumavam - Gerson, entre tantos, mais e menos famosos. E quanto à bebida, tomava uma ou outra cervejinha, algo que faria Adriano Imperador achar pueril. E suas idéias eram fruto da educação de classe média alta que pôde usufruir, algo bem raro ainda hoje entre os boleiros, abs

  9. rita

    04/12/2011 22:40:17

    socrates é um genio! que a sua genialidade continue inspirando a todos! fica aqui a minha solidariedade aos familiares e amigos .

  10. eliude carneiro mariano

    04/12/2011 22:13:38

    obrigada socrates vc já fez tudo pelo futebol parabens descanse em paz

  11. Soraya

    04/12/2011 21:57:17

    Tenho dó de não ter buscado ajuda...de não ter tentando sair desse vício. Nem vou questionar, só lamentar a perda de nosso querido Magrão! Descanse em paz...

  12. Andre

    04/12/2011 21:36:20

    valeu Dr. somos campeões novamente, em dia triste, sempre imortalizado nos braços e brados da fiel.Deus te ilumine onde estiveres.

  13. Sérgio

    04/12/2011 20:04:35

    Esse ano está com a macaca! Mais um dos bons que se vai!!! Qual é o sentido dessa p???a de vida? Se é que tem algum!

  14. brolezi

    04/12/2011 19:47:51

    Queria escrever muita coisa sobre futebol, mas sei muito pouco.Queria conhecer todos os feitos de Socrates, mas não sei.Sei apenas da sua importância para o Mundo.Ele mostrou ao Mundo um SER HUMANO, sem máscaras e sem esteriotipos; sempre o vi HUMANO, completamente HUMANO. E acho que esse foi o maior jogo de sua vida: VIVER. E esse titulo ninguém poderá tirar dele.Os meus melhores amigos vieram de escolinhas de futebol, na grande maioria não ficaram conhecidos, por algum motivo pararam antes de se tornarem profissionais. Mas uma coisa eu aprendi com todos, eles são tão diferentes quanto os artístas são diferentes das outras pessoas. Olham o mundo diferente e pensam diferente.E ler sobre a vida de Socrates, como ele realmente era, me ajudou a entender e melhorar as dificuldades dos meus amigos, com o entendimento das coisas da vida.Acho que com a perda de Socrates, ficamos mais fortes em procurar ser amigo de um jeito diferente dos ex-jogadores de futebol.E isso só foi possivel porque ele sempre foi autentico, OBRIGADO SOCRATES, você foi muito importante, espero que com a sua partida exista um novo respeito com a classe, pois todos são artístas natos, de uma arte diferente, muito especial.

  15. Rosinéa Bahia

    04/12/2011 17:56:15

    O Dr. Socrátes fez parte de uma época de ouro do futebol brasileiro. Época em que os jogadores eram de grande elegância dentro e fora de campo. Tempo no qual jogadores de futebol só eram endeusados pelo talento, raça, dedicação e vontade vencer pelo espírito esportivo e não pelo comercialismo e deslumbramentos atuais. Quis ser doutro e assim o foi. Doutor da genealidade, da ousadia, da determinação. Encerra-se o ciclo da vida, inicia-se o ciclo da saudade. Saudade só se tem do que é bom!!!

  16. Edinelson Lagoia Macedo

    04/12/2011 17:25:36

    Em 82, eu tinha apenas 12 anos. Mas não dá pra esquecer aquela pintura de gol do Sócrates de fora da área em que o o excelente goleiro Dassayev, da União Soviética, apenas contemplou a bola entrando no ângulo. Coisa de craque.

  17. Lorenna Roman

    04/12/2011 17:22:13

    Pobre Eliezer , se vc nao conseguiu ler a materia , vou te explicar em poucas palavras para que vc nao se perca novamente , Socrates foi Doutor aos 23 anos, jogador profissional , cidadao brasileiro atuante diretamente na campanha a favor do voto direto. Se vc estudou o basico da historia do Brasil vai entender AGORA o por que da atencao da midia,

  18. eliezer

    04/12/2011 17:13:24

    ao contrario mario,sei q sócrates foi um genio com a bola nos pés ,só quiz dizer q o alcoolismo em ex jogadores é um fato infelizmente normal e q a midia deveria se importar um pouco + com esses jogadores tambem...mas acho q vc não entendeu direito,deve ser um mal humorado qualquer ou burro mesmo.

  19. Mario Rodrigues

    04/12/2011 16:55:53

    Desculpe ao infeliz comentário de Eliezer. Deve ser Palmerense, Tricolor ou nem gostar de futebol. Mas se ele ou ela...soubesse quem foi o Dr Socrátes guardaria esse estúpido e infeliz comentário para seus amigos numa roda de Bar.Ele foi ÚNICO com a bola nos pês. Nem Pelê ou Maradona jogava tão bem com os calcanhares,ele fez parte dos gênios do Futebol Mundial. "Quantos ex jogadores5% do destaque q a midia ta dando para o Sócrates." RESPOSTA - NENHUM ..pois só EXISTIU um único SÓCRATES !!!!!!!!!!!!

  20. Júlio

    04/12/2011 16:51:16

    Caro Wagnão, Você falou tudo!!"Sócrates cumpriu um papel importante neste mundo e certamente será muito bem recebido do outro lado. Adeus Dr. Sócrates e obrigado por mostrar a todos o verdadeiro papel de um ser humano de fibra, caráter, respeito, coerência e principalmente, bondade. Você sempre será lembrado pelo modelo de cidadão que hoje em dia está em falta em nosso país."

  21. sergio andrade

    04/12/2011 16:45:04

    queria dizer. que o socrates, foi e sempre será o toque de magico.....vá com deus. e que vc sempre estará em nossos corações brasileiros.....meus sentimentos ao familiares.

  22. eliezer

    04/12/2011 16:32:01

    e quantos ex jogadores q não tem um diploma universitario,morrem por alcoolismo e não recebem nem 5% do destaque q a midia ta dando para o sócrates.

  23. Will Zeule

    04/12/2011 16:15:24

    Tenho a pura certeza que nunca mais teremos jogador de futebol com sua categoria, estiloso, habilidoso, jogo estava 1000 p/h e socrates parecia q estava 10 p/h, qdo a bola passava em seus´pés ele resolvia, com toques, gols, enfiadas ou mesmo famoso toque de calcanhar. obrigrado Deus por ter dado esse dom ao Dr. Socratesmeus pesames a esposa filho e a vc Ray hj Brasil está em lutoEstamos de Preto e Branco o titulo de hj sera merecido e oferecido a vc Dr. Socrates…. will de Limeira SP

  24. wagnão

    04/12/2011 14:51:23

    O que não li até agora em nenhum dos comentários foi que Sócrates não era um goleador. Era um jogador cerebral e até mesmo frio, e seu maior prazer era deixar os companheiros na cara do gol. Seus famosos passes de calcanhar e a armação de jogadas é que fizeram dele um cara diferenciado. A qualquer momento ele podia deixar alguém na cara do gol. Na Seleção Brasileira também foi um líder natural, seja pelo futebol ou pelas idéias. E olha que aquele Brasil de Telê Santana jogava por música. A melhor seleção brasileira que vi jogar. Só tinha monstro sagrado em cada uma das posições. E do lado de fora do campo Sócrates também foi incontestável, pois não se deitou sobre os louros da glória e aproveitou a mídia para expor sua indignação com nossas mazelas, fosse no futebol, fosse na política. Jamais deixou de mostrar sua admiração por Cuba, que por mais que se fale, é um lugar onde não existe anafalbetismo e os sistemas de saúde são elogiados em todo o mundo. Enfim, uma grande perda para todós nós, que ficamos órfãos de uma voz dentro da mídia que apontava com lucidez e até com certo cinismo o âmago da questão: a corrupção brasileira, a falta de educação do povo e nossa impotência diante disso. Há ainda outras duas reflexões a respeito de sua morte . Uma, sobre a bebida, o uso desenfreado e suas consequencias. Outra, sobre a responsabilidade do lugar em que Sócrates almoçou, pois é certo que seus familiares também passaram mal e debilitado como estava, não resistiu a essa infecção. Com certeza isso deverá ser apurado pelas autoridades e novos fatos surgirão nos próximos dias.Enfim, uma pena hoje ter que escrever sobre essa perda, Sócrates cumpriu um papel importante neste mundo e certamente será muito bem recebido do outro lado. Adeus Dr. Sócrates e obrigado por mostrar a todos o verdadeiro papel de um ser humano de fibra, caráter, respeito, coerência e principalmente, bondade. Você sempre será lembrado pelo modelo de cidadão que hoje em dia está em falta em nosso país.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso