Topo

O show da doença

Mauricio Stycer

21/11/2011 10h18

Por uma triste coincidência, o político mais popular e um dos maiores galãs do Brasil estão doentes. Ambos enfrentam o câncer, uma das doenças mais temidas e estigmatizas que existem.

Não há como evitar, nos tempos em que vivemos, a corrida da mídia atrás de informações sobre o estado de saúde de Lula e Reynaldo Gianecchini. No caso do ex-presidente, é muito difícil distinguir o âmbito privado do interesse público neste momento que vive. Já o ator parece estar encontrando forças justamente nesta exposição pública de seu drama íntimo.

Lula está tendo algum cuidado na administração da própria imagem. Ainda não deu entrevistas sobre o assunto, mas já divulgou um vídeo, gravado em casa, falando do seu estado, bem como fotografias. Não surpreende que ao chegar nesta segunda-feira ao hospital para uma nova rodada de tratamento apareça justamente ao lado do seu fotógrafo oficial (imagem acima).

Gianecchini, igualmente, procura controlar a sede do público e da mídia com algumas aparições calculadas. Foi assim quando visitou o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer e divulgou, pela revista "Caras", imagens e fotos do encontro. Foi assim neste domingo, quando apareceu no "Fantástico", da Globo, na sua primeira entrevista.

Na medida do possível, o encontro entre o ator e a apresentadora Patrícia Poeta deu-se em clima sóbrio. Numa situação de completa invasão – consentida – da privacidade, a jornalista comportou-se com dignidade.

O problema é que o show da doença não tem limites. Os espectadores mais curiosos – ou mórbidos – sempre vão querer mais.

Foto: Danilo Verpa/Folhapress (Lula) e Reprodução da TV (Gianecchini)

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.