Topo

Detetive Vê TV: Personagem é vivida por duas atrizes na mesma cena

Mauricio Stycer

06/10/2011 13h04


Desde que comecei a publicar a seção "Detetive Vê TV", tenho recebido muitas dicas e sugestões dos leitores. Os espectadores mais atentos não deixam passar nenhum detalhe, por menor que seja. Foi o caso de Thaynã Ribeiro, que me chamou a atenção para uma cena da novela "A Vida da Gente", da Globo, exibida na quarta-feira, 5.

Nesta cena, o protagonista Rodrigo (Rafael Cardoso) nota pela primeira vez a colega de turma Nina, com quem vai se envolver. O papel da estudante estava reservado para Mariana Rios, mas ela acabou substituída, depois de iniciada a produção da novela, por Bianca Comparato.

O professor Lourenço (Leonardo Medeiros) lê o poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade. Vinte segundos depois de iniciada a cena, uma figurante loira usando um cachecol lilás (foto à esquerda) faz uma observação. "Nada dá certo". Ao seu lado, outra figurante, com cachecol rosa, diz: "Coitados". À esquerda, usando uma malha cinza, Mariana Rios acha graça dos comentários.

Depois da intervenção de Rodrigo (aos 40 segundos), a câmera volta a mostrar a figurante de cachecol lilás em primeiro plano (foto à direita). Por mágica, tudo em volta dela mudou. A figurante com cachecol rosa mudou de lugar e está uma fileira atrás. A figurante que estava atrás das duas, de casaco bege, agora aparece de camisa, à esquerda da loira. Mariana Rios desapareceu e Bianca Comparato aparece ao fundo (à esquerda), de cabelo curto, com uma blusa azul marinho.

Meus parabéns à leitora-detetive que notou esse detalhe. A cena foi gravada em dois momentos diferentes. No primeiro, Mariana Rios ainda estava escalada para o papel. No segundo, já havia sido substituída por Bianca Comparato.

A cena pode ser vista abaixo

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12152198[/uolmais]

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.