Blog do Mauricio Stycer

Aguinaldo Silva compra brigas feias dentro da Globo

Mauricio Stycer

Aguinaldo Silva é conhecido não apenas pelas boas novelas que já escreveu, mas por não esconder o que pensa. Suas entrevistas sempre renderam boas frases. Desde que passou a ter blog e conta no Twitter, utiliza a rede para provocar adversários, comprar brigas e destilar venenos.

Desde a estreia de “Fina Estampa”, Aguinaldo se desdobra como publicitário de si mesmo, advogado e pugilista. Vive apregoando os bons resultados da novela no Ibope, antecipa cenas que serão vistas, defende-se das críticas e ataca, quase sempre com violência, jornalistas que o desagradam.

De todas as brigas recentes, as mais surpreendentes ocorreram com adversários dentro das próprias Organizações Globo. A primeira foi com Walcyr Carrasco, a quem acusou de ter ouvido uma ideia sua, a história de Griselda e seu filho estudante de medicina, e a copiado em “Morde & Assopra”.

A segunda foi com Patrícia Kogut, colunista do jornal “O Globo”. A confusão começou no final de agosto, quando ela deu “nota zero” para uma cena da novela (a professora Letícia atendeu o celular em plena sala de aula) e, em resposta, foi chamada de “crítica improvisada” pelo autor.

Mais recentemente, Kogut deu “nota zero” para outra cena, o banho pelado do personagem Quinzé, exibido no último dia 19. “Patrícia Kogut foi a única senhora das minhas relações a achar Malvino Salvador de bundinha de fora um horror. Nota zero pra ela!”, escreveu Aguinaldo, que aproveitou para criticar a coluna. “Aliás, essas notas dez e zero estão ficando tão triviais, que em breve quem ganha é o ferro de engomar da terceira camareira de Cordel Encantado”.

A discussão evoluiu quando Jorge Bastos Moreno, colunista político do “Globo”, chamou Aguinaldo para briga. “Autor de novela deve ter compostura! Pode até não aceitar críticas, se achar uma prima-dona, mas a falta de modos compromete o trabalho.” E prosseguiu:

O que se esperar de uma novela cujo autor se apresenta vulgar e desrespeitoso, achando que pode dizer o que bem entende e sobre todos. Ninguém gosta se ser criticado, mas responsabilidade da atividade profissional exige um mínimo de compostura. Não é no grito da vulgaridade que vão calar a crítica! É uma ameaça estúpida, inútil e imbecil! É de gente sem limites, que se acha poderoso. O mundo mudou e esse tipo de gente quer viver dos métodos antigos. Acha que mete medo em jornalista. Em mim, mete: tenho medo da mediocridade.

Aguinaldo Silva não respondeu abertamente a Moreno, mas quatro dias depois o colunista político de “O Globo” voltou a questionar o autor de “Fina Estampa”: “Quem critica Aguinaldo Silva é logo chamado de ‘viado’ por ele. Quem revidar vira homofóbico. Usar opção sexual como imunidade é covardia!”

Um primeiro desdobramento destas duas brigas pode ser lido na edição de hoje da “Folha”, que informa sobre o interesse de Walcyr Carrasco de deixar a Globo, por julgar que a emissora se omitiu diante das acusações feitas pelo autor de “Fina Estampa”.

Outros capítulos certamente ainda virão. Especialmente por causa desta briga com jornalistas da “casa”.

Em tempo: Mais informações sobre “Morde & Assopra” podem ser encontradas aqui e sobre “Fina Estampa”, aqui, no UOL Televisão.

Sobre o autor

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na “Folha de S.Paulo''. Começou a carreira no “Jornal do Brasil'', em 1986, passou pelo “Estadão'', ficou dez anos na “Folha'' (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o “Lance!'' e a “Época'', foi redator-chefe da “CartaCapital'', diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros “Adeus, Controle Remoto'' (editora Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense'' (Panda Books, 2011).

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo