Blog do Mauricio Stycer

Jerusalém de Roberto Carlos é uma cidade cenográfica

Mauricio Stycer

Do ponto de vista musical, “Roberto Carlos em Jerusalém” é um marco na carreira do Rei. Aos 70 anos, o cantor mostrou vitalidade, mudou o repertório que vinha repetindo há anos e arriscou-se em inglês, italiano e, até, em hebraico. Além disso, o carisma segue intacto, assim como a capacidade de emocionar gregos e troianos, e o vozeirão  espetacular.

O que não me convenceu no show foi a intenção de criar “tantas emoções” em Jerusalém. “Cantar é uma forma de oração”, disse Roberto Carlos logo no início do programa exibido pela Globo na noite de sábado.

Para um cristão fervoroso como ele, Jerusalém é uma cidade-símbolo, assim como é para judeus e muçulmanos. “Jerusalém da humanidade”, disse o Rei. Mas como transferir essa carga de símbolos para um espetáculo musical?

Os responsáveis por “Roberto Carlos em Jerusalém”, seu empresário, Dody Sirena, e o diretor Jayme Monjardim, da Globo, optaram por um formato asséptico, livre de polêmicas, que resultou absolutamente sem vida.

As visitas de Roberto Carlos ao Santo Sepulcro, ao Monte das Oliveiras e ao Muro das Lamentações, vistas pelo espectador, pareciam publicidade de agência de viagem. Sem som ambiente, sem contato com a gente do lugar, sem “emoções”, enfim, o périplo do cantor por Jerusalém deu a impressão de que estava numa cidade cenográfica.

Impressão, aliás, reforçada pelo cenário do palco onde ele se apresentou. Roberto Carlos estava em Jerusalém, mas podia estar no Projac. Não faria a menor diferença. O Rei cantou numa Jerusalém idealizada, sem conflitos, sem vida. Uma cidade dos sonhos – dele e de seus fãs.

  1. Arlindo

    16/11/2011 21:19:03

    Esse Rei de arak,deveria ficar de vez la em jerusalém, pagando as promessas dele. KKKKKKKKKKporque cantar que é bom nada.show do tempo dos Dinossauros.

  2. alecsandra posel

    22/09/2011 08:35:27

    Moro em Israel, viajei 2 horas paguei uma baba de dinheiro so pra poder ver o rei, nos 46 anos que vivi no Brasil, nunca perdi um show dele, e foi lindo, milhoes de brasileiros que vivem aqui em diferentes partes do pais estavam presentes, caravanas que vieram do brasil especialemnte para prestigiar o Rei, israelenses que conhecem o Brasil e a musica do inimitavel Roberto Carlos todos unidos, cantando , felizes....O carisma de Roberto 'e inegavel, e ele nos proporcionou a todos, sim, emocoes, inegualaveis, imperdiveis, irrepetiveis... quando roberto cantou Jerusalem de ouro em hebraico se ouvia como se isso fosse o hino nacional, tikva, cantado por quantas mil pessoas, Roberto tem, sim, talento, quam nao gosta do seu repert'orio , ok, tem todo o direito, mas tembem o dever de respeitar os milhoes de fas que o Rei coonqusitou pelo mundo afora.alecsandra

  3. RAFAEL

    20/09/2011 12:19:46

    COM CERTEZA ESSE COMENTÁRIO ANTERIOR QUE FIZ VAI DEIXAR BASTANTE GENTE BRAVA MAS É A VERDADE.DESCULPE EU PENSO ASSIM QUE ME CORRIJAM ENTÃO.

  4. RAFAEL

    20/09/2011 12:17:00

    ROBERTO CARLOS NADA MAIS É QUE CONTRATADO DA GLOBO.SE NÃO JÁ TINHA SUMIDO FAZ TEMPO.

  5. Julia

    17/09/2011 12:34:26

    Obrigada Roberto Carlos, por nos proporcionar recordações de um tempo que não volta mais, momentos em que os lançamentos musicais eram esperados, e cada um de nós se identificava com uma música, momentos românticos, onde a frase " amor entre os homens" tinha outro significado. Independente do cenário, do valor arrecadado, da emissora, não importa..... assim como a entrevista no programa do Jô Soares, foi genial, impressionante como você ainda carrega o poder de passar uma energia positiva quando executa suas canções, infelizmente passamos por uma mudança de comportamento universal muito grande. onde as pessoas ao invéz de se permitirem, ficam somente fazendo críticas. De qualquer forma, você teve a oportunidade de fazer como o passarinho no incêndio da floresta,,,,,Fez a sua parte.

  6. Geovane Gonçalves

    13/09/2011 14:49:29

    O que se vê na verdade é um excesso de hipocrisia dos críticos de plantão. Nós não precisamos estar veementemente pintando o quadro do horror, ao passo que também não devemos negligenciá-lo, comntudo a presença de Roberto Carlos em Jerusalém é um retrato do agradecimento pessoal dele por tantas conquistas e superações ao longo de tantos anos, nós telespectadores fomos ali privilegiados pe podermos presenciar mais um momento de um ser humano que já plantou tanto o amor em corações antes inabitados por esse sentimento tão necessário para a paz. Também não vou pô-lo como Cristo meu caro colunista, mas peço a você que olhe o lado sentimental e simbólico daquela visita e do espetáculo, o RC fez em Jerusalem é inesquecível, emocionante, e até inimitável.

  7. Cláudio José

    12/09/2011 20:51:07

    Você fala muito dos tipos de leitores, mas com certeza você é um crítico sem visão , só critica e não tenta propor soluções ,diferente do Vannuncci, nada para você é legal, te acho um critico-limão, muito azedo. Mauricio Syticer Azedo o cara que precisa com urgência de uma lupa, pois se acha o máximo, pois o UOL libera um espaço precioso para colocar no site, opiniões cheias de amarguras e muitas vezes invejosas.

  8. Lorezo Nelloy

    12/09/2011 20:24:14

    MUITO BEM MAURÍCIO!!!!!!!!!!!!! É ISSO AÊ!!!!!!!!!!!!!!!!!!! TEM QUE METER BRONCA MESMO PRA VÊ SE ESSE POVO DE MENTALIDADE TUPINAMBÁ ACORDA PRA REALIDADE DA VIDA.ENQUANTO O PESSOAL DA GLOBO CRIA UM MUNDO MARAVILHOSO PRA JOGAR NA CARA DA GENTE A SUA ALUCINAÇÃO, MAIS GERAÇÕES DE ANALFAS VÃO SE FORMANDO NESSE PAÍS QUE NUNCA SAI DO ATRASO. PORQUE É ISSO QUE INTERESSA PRA ELES - QUANTO MAIS IMBECIS NESSA SOCIEDADE, MELHOR. MAIS LUCRO, MAIS RENDA E MAIS ESTÍMULO PRA ELES CONTINUAREM MODELANDO O NOSSO JEITO DE PENSAR E ENTENDER AS COISAS.A GLOBO JÁ VIROU ESPECIALISTA EM CRIAR ESSES "HERÓIS" DE MENTIRA: É FENÔMENO DAQUI, IMPERADOR DÁ LI, REI DACOLÁ, RAINHA DOS BAIXINHOS, PRINCESINHA DO BRASIL. MEU DEUS!!!!!!!!!!!!! QUANDO ESSA GENTE DO BRASIL VAI ACORDAR.ESSE ROBERTO CARLOS NEM CANTAR DIREITO CANTA. TEM UMA VOZ ANAZALADA E UM ESTILO DE MÚSICA PRA MOTEL DE BEIRA DE ESTRADA. MAS PELA REAÇÃO DA GALERA BARRA PESADA QUE SE MANIFESTA AQUI, ELE É O TOP NÉ. ISSO QUANDO TEM TANTA GENTE BOA, TANTOS CANTORES E CANTORAS DE VERDADE ESQUECIDOS NAS VIELAS DESSA PAÍS.***Mauricio Stycer**** ADOREI MESMO voce ter botado a boca no trombone. Porque não era possível que todo mundo esteja tão chapado com a droga da ignorância que não entenda que tudo aquilo lá é só pura vaidade de quem realmente não tem nada de útil pra nos apresentar.Enquanto isso: Armadinejad está enriquecendo urânio. Nos países africanos, tem muita gente morrendo de fome.Então eu pergunto: POR QUE O "REI" DE VOCES NÃO VAI LÁ FAZER UMA AÇÃO HUMANITÁRIA NO LUGAR DE FICAR SE EXIBINDO E PUXANDO O SACO DOS PADRES E DA IGREJA CATÓLICA???????????Gente BURRA e SEM NOÇÃO, voces merecem o país deficiente que voces tem!!!!!

  9. Leandro

    12/09/2011 18:27:27

    Stycer, como gostaria q vc lesse isso ... o que vc pensa da vida cara? acorda um pouco, vc critica como se conhecesse tudo. A mensagem de paz que ele passou, independentemente se foi através de um cenário e pela Globo, fez muitas pessoas se emocionarem e terem por pelo menos alguns momentos uma alegria e paz no coração. Muitas pessoas cresceram, constituíram família e amaram com as músicas dele os acompanhando sempre, minha mãe é uma delas e se emoocionou muito com o show. É lindo ver as pessoas matarem saudade dos velhos tempos. Ele tem história de vida, é um exemplo para nosso povo. E você? o que vc é? o que faz de bom pelos outros? acha legal viver sua vidinha criticando tudo? posso ser mais um a comentar suas infelizes críticas mas gostaria muito que você parasse pra pensar e rever sua vida. Qdo desencarnar, o que terá feito de bom? com que realidade você viverá? só a de criar conflitos e magoar pessoas que gostam de coisas que vc critica? nunca vi vc falar ou fazer algo de útil. Repense meu amigo, repense. Vc demonstra ser um cara muito amargo e infeliz.

  10. ÍVIA LADEIA

    12/09/2011 14:06:21

    APRECIAR ROBERTO É CONHECER O BELO, A SENSIBILIDADE DO AMOR E A POESIA HARMONIOSA QUE BROTA DE UM CORAÇÃO E ENVOLVE MULTIDÕES...PARABÉNS REI ROBERTO, VC É IMORTAL!!!!!!!!!!

  11. ÍVIA LADEIA

    12/09/2011 13:19:37

    OI ROBERTO, SEU SHOW EM JERUSALÉM FOI UM ESPETÁCULO, ALIÁS, VC SEMPRE É UM ESPETÁCULO AOS OLHOS E AO CORAÇÃO. TODOS NA VIDA TEM UM SONHO E O MEU MAIOR SONHO É CONHECÊ-LO PESSOALMENTE. MINHA MÃE ESTÁ COM 84 ANOS, SE EMOCIONA AO VÊ-LO NA TV. ELA SEMPRE GOSTOU DE CANTAR, TODOS DA NOSSA FAMILIA SOMOS AFINADOS E CANTAMOS MUITO PRINCIPALMENTE ROBERTO CARLOS. MINHA MANA IZA É AUTORA DO HINO OFICIAL DE NOSSA CIDADE..TÍAMOS UMA IRMÃ DE CRIAÇÃO BEM NEGRINHA, ELA O AMAVA LOUCAMENTE, SEI QUE TAMBÉM NO CÉU, ESTÁ PEDINDO A DEUS POR VC. TENHO 68 ANOS, ME SINTO MUITO JOVEM E AMO MUITO A VIDA.MORAMOS EM JANAÚBA UMA CIDADE LINDA DO NORTE MINEIRO.ROBERTO, VC É IMORTAL, MANDA AI UMA MENSAGENZINHA PARA NÓS.BEIJOS ÍVIA LADEIAJANAÚBA12/09/2011

  12. Thiago Rossato

    12/09/2011 11:47:15

    Que vergonha dessa sua matéria! Volte a comentar as abobrinhas de "A Fazenda", por favor! Você não tem qualificação para fazer mais que isso.O RC é um excelente músico, emocionou milhares de pessoas em Jerusalém, e a imprensa brasileira deveria é aplaudir. Por isso tantos brasileiros preferem tentar sua carreira musical no exterior. Porque aqui só se valoriza lixo, e críticos desqualificados como você ficam alfinetando quem faz alguma coisa de boa bqualidade.

  13. valquiria tonon

    12/09/2011 10:53:54

    uando nos deparamos somente com notícias de crimes, roubos, corrupçaõ, nos revoltamos... e o comentário geral é de que a TV só mostra barbaridades e desgraças.. Quando apresenta programas que podem fazer bem pra alma, mesmo que seja para poucos,( que não é o caso). , o pessoal ataca com muitas críticas.. Vamos valorizar o que temos em nosso país. Até nossa miss foi vaiada.... Reflitam um pouco e vamos começar a valorizar o que é nosso!!!

  14. João Maceió-AL

    12/09/2011 07:45:33

    Todo mundo que viu ficou em duvida se era Jerusalem ou nova Jerusalem em Pernanbuco!

  15. rubens

    12/09/2011 07:27:29

    Por que a UOL imsiste em manter este comentarista frustrado e pedante em seu time?

  16. Evan Dyan

    12/09/2011 06:58:47

    Simplesmente: MEUS PARABÉNS AO MAURÍCIO PELO EXCELENTE PONTO DE VISTA. Esse Roberto Carlos é mais um embuste das Organizações Globo. Mas como brasilerio adora ser passado pra trás, vê-se o tamanho de pessoas que se magoam quando alguém decide falar a verdade sem rodeios. Rei de que pelo amor de Deus? Voces estão loucos?????????? Anos de CATEQUIZAÇÃO explicam esse levante em relação a matéria aqui escrita. A Globo consegue mesmo manipular multidões aqui e em Israel também pelo visto. Incrível como o Estado judaico não se deu conta de que tudo não passou de mais uma campanha em nome da fé cristã... Ou melhor, talvez alguns até tenham acordado pra esse fato, né. Mas como sempre tem aqueles que preferem botar panos quentes e dizer: Deixa dilssooonn... Pára com ilssoooonnnn...! É o fim.

  17. Nice Veloso

    12/09/2011 04:38:42

    Roberto Carlos sempre será o REI! Chegar aos 70 assim, não é pra qualquer um não! Roberto parabéns! Pelo menos você teve a coragem de canta em vários idiomas e mandou muito bem naquele cenário de luxoooo! Não sei por que as pessoas têm a mania de querer colocar os outros pra baixo. "És grande RC, quando cantas as antigas canções do teu povo, porque os cantos do povo são pacíficos, e são-no em todos os lugares do mundo." Aqui ou em Jerusalem! Que me desculpem os insensíveis, que perderam o norte ou o sentido da vida!

  18. Victor belem

    12/09/2011 02:22:21

    Que critica imbecil

  19. dea C

    12/09/2011 01:38:46

    PERAEEEEEEE! vc foi longe demais. Claro que Roberto Carlos, sendo uma pessoa religiosa ao visitar os monumentos da Terra Santa queria que fosse algo pessoal. E certamente foi mostrado sem que houvesse narração ou depoimentos. E foi muito bom, com certeza várias pessoas não conhecem Jerusalém, e com o video do RC passou a conhecer.Com relação ao show vc diz: "o Rei cantou numa Jerusalém idealizada, sem conflitos, sem vida". O que você queria exatamente que acontecesse? uma INTIFADA? Caso vc não saiba, em Jerusalém, convivem as três maiores religiões do planeta, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Jerusalém é sagrada para todos os povos. Dá um tempinho nesses seus posts (este foi horrível) e vá a Jerusalém. Nem precisa ter religião, vc vai se emocionar, e entender a emoção de RC.

  20. EUGÊNIO DSILVA

    12/09/2011 01:35:30

    Realmente o rei continua um verdadeiro Show Man. O Show em Jerusalém valeu cada centavo gasto. Repertório renovado e de raro bom gosto. Para os fãs de RC ele está cada vez melhor. Para as novas gerações é uma oportunidade de poder curtir e se deliciar com aquele continua a encantar gerações. Sei que do ponto de vista do crítico técnico, haja um detalhe aqui e outro ali, mas ... mas o que vale mesmo para nós seus fãs e admiradores, é a satisfação e a felicidade de ver, curtir e adorar um ídolo que, como ninguém, sabe transmitir numa linguagem simples, porém clara e fácil, aquilo que querem e gostam de ouvir, seja dele, seja dela. Comparar Artistas, comparar Letras de Músicas, comparar ideologias, é, no mínimo, uma insensatez, principalmente se consideramos que estamos falando de alguém que consegue, ano após ano, ser um verdadeiro mensageiro do amor, arrebatando fãs e mais fãs. Poderia ficar aqui falando de RC por linhas e mais linhas, mas fica por aqui o meu recado. Parabéns, e ao mesmo tempo Obrigado, a RC e sua equipe de produção. Um beijo no coração de vocês. Sou seu fã Roberto, a pelo menos 42 anos. Sou de Sampa.

  21. Vagner

    12/09/2011 01:18:41

    Bom.. num show, o principal é a presença do cantor, organização e segurança. Quando nos proposmo a assistir um show de determinado cantor, mesmo com muita expectativa, sabemos das falhas, cenário, equipamentos, horários, repertórios, porém a crítica vem como forma de melhor esses pontos negativos. Temos que olhar de forma sensata as criticas, e não fazer das críticas mais críticas que é o que mais vemos. Sobre a questão de se referir ao cantor como Rei, realmente ao longos de vários anos temos que reconhecer que ele se destacou, quanto ao número de fãs, vendas de cd's etc. O uso de um cenário "artificial" com toda essa simbologia, retrata a própria vida e devoção do cantor, pra quem conhece sua história. Roberto Carlos não é meu cantor favorito, só por questão de estilo musical, mas também não descarto a possibilidade de ter sido seu fã se tivesse nascido em anos anteriores. Acho uma hipocrisia o fanatismo religioso de alguns que comentaram, nossas ações falam mais alto dq as palavras que nós proferimos, na maioria das vezes tudo da boca pra fora! Concordo com alguns que dizem q seu desempenho não foi como o esperado, mas temos que levar em conta, vários fatores. A performace de todos os cantores com 20...30...40 anos de carreira não pode se comparar com um cantor revelação de 2011! Os tons vocais sofreram alterações nesse periodo e em função disso temos q analisar o RC de hj, sem comparações com o RC da época da minha vida... da minha vó, pq senão é convardia!

  22. Anos Dourados

    12/09/2011 01:16:46

    Eu não consigo entender porque as pessoas sentem tanto prazer em fazer críticas destrutivas sobre alguém que nehum mal lhes fez. Quando eu não gosto de um programa, mudo de canal e procuro alguma coisa que me agrade mais. Não fico assistindo aquilo que não me agrada só pelo prazer de rebaixar e tirar o valor de quem está trabalhando honestamente. Quem viveu nos "anos dourados", quando não havia tantos crimes, sabe valorizar a paz que Roberto Carlos transmite em suas canções.Vocês, que não o apreciam , deveriam mudar de canal, procurar talvez um filme estranjeiro de terror, com bastante maldade ou algo que condiza com o seu "gosto apurado", em vez de perder tempo de assistir a um programa que não lhe traga as emoções de amor e carinho. Ou será que isto tudo é inveja por não estar no lugar dele????

  23. Carlos

    12/09/2011 01:03:16

    Rei do q?? só se for Rei da Globo...ahahahahaha...o mesmo show ha 50 anos....é pra pagar os pecados né? por isso q foi em Jerusalem....ahahahahahahah

  24. Ernandes Almeida

    12/09/2011 00:59:29

    Maurício Staycer, você já viveu em Israel? Já esteve em Jerusalém? Sabe o que é a Cidade Santa para os cristãos? Sabe o que é Israel para os muçulmanos? Será que você percebeu que um cantor do tipo do Roberto Carlos quando vai a Israel provoca comoção? Será que você sabe que esta comoção pode se transformar em furacão a qualquer momento? Não, você não sabe nada, você é um nerd! Deveria ter rezado no Muro das Lamentações antes de escrever as bobagens que escreveu. Não confunda a contenção do Rei com apatia. Por detrás de tudo o que RC fez em Israel havia uma assessoria previdente, precavida, sentida com o pulsar de Israel e seus vizinhos. Reescreva sua matéria e vá a Jerusalém. Visite o Domo e chore no Muro das Lamentações pedindo perdão pelas baboseiras que você escreveu. Ah! Pelo jeito você é brasileiro! Saiba: Era um brasileiro que estava lá representando o nosso povo - e que além de brasileiro é um Rei! Não cuspa no prato!

  25. Vera Botteon

    12/09/2011 00:58:04

    Acredito que o formato do programa atingiu o objetivo que o jornalista discorda: não estar mas "ser" a Jerusalém idealizada, sem conflitos, cidade dos sonhos de todo aquele que objetiva a paz, principalmente antecedendo um dia tão triste como é 11/09, e mostrar para as pessoas que é possível "praticar" o jeito brasileiro de viver a vida. Foi plantada uma "sementinha" que ficará na lembrança de muitos e quem sabe surge uma primavera menos beligerante para muitos que puderam viver a atmosfera de paz idealizada pelo Roberto Carlos em Jerusalém.

  26. sergio ribeiro

    12/09/2011 00:57:37

    esses nao sao de assumirem nadanegocio deles e dinheirodiversao sem ideologiaso comercio e demagogiasao do time do pao e circo...tbem pudera o q maistem ,sao uns anarfa semsenso critico

  27. fullanito

    12/09/2011 00:57:12

    Esse povo é tudo é besta. RC mudou o jeito do brasileiro cantar e se portar, assim como a bossa nova, o tropicalismo , e tudo que foi criado ou copiado como cultura nesse país. Falar mal é muito fácil, quero ver fazer e permanecer no auge por tanto tempo.Uma coisa é certa: UM REI NUNCA PERDE A MAJESTADE.

  28. Caiuby Duarte

    12/09/2011 00:56:02

    Manoel Alves Bezerra Neto, procure se informar melhor, não sei de onde você tirou que o rei RC faz shows em transatlantico e fora do país pra justificar a minguada plateia, precisa se informar melhor, tente comprar um ingresso para um show do RC dois dias depois de abrirem as vendas, não vai achar, ano passado programou 4 shows em SP, teve que fazer 9 devido a busca por ingressos, se informa melhor antes de fazer um comentario sem noção desse.ao Mauricio, editor da coluna, sem comentarios, só ouvi elogios da imprensa e vem você nesta coluna criticar o palco, você queria o que, um telão mostrando guerra, bombardeio, etc ? e nas visitas, você queria o RC batendo papo com as pessoas locais ? e eu perdi tempo pra ler . . .

  29. Olavo Bilac dos Santos

    12/09/2011 00:54:23

    Assisti ao show e, confesso, estava bonito. Muitos comentários que li também são melosos ou então, despropositadamente, agressivos. Uma coisa é certa: ninguém tem o direito de fazer com que o outro cumpra com as tarefas do seu trabalho. Além do mais, ninguém tem o direito de tirar o direito de quem gosta,admira ou ama Roberto Carlos. Pelo que vi, há tanto intolerância nas opiniões que parece mais que as pessoas estão de mau humor, desistiram de viver o simples gostar ou não gostar. Respeito a individualidade é uma premissa básica para quem quer ter a individualidade respeitada. Cada pessoa gosta daquilo que quer. Eu, particularmente, não gosto de uma boa parte do repertório de Roberto Carlos, mas não posso deixar de reconhecer que existe uma multidão de pessoas que são fãs dele. Portanto, meus amigos, "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã", porque, mesmo havendo amanhã, que haverá, teremos outra chance de rever nossos atos, atitudes e comportamento em relação ao outro. Desculpem, abraço a todos.

  30. maria

    12/09/2011 00:52:10

    Quando as pessoas nao se sentem bem com as coisas que o próximo consegue alcançar, sempre criticam, sentem inveja por nao ser e nao estar no lugar do próximo, criticar é muito fácil, mas se conformar com as vitórias do próximo é terrível, e pelo visto tem alguem com muita inveja do RC rsrsrsrrs!!!

  31. Jeniffer

    12/09/2011 00:51:43

    RC é brega, as boas músicas só eram as de parceria com Erasmo, depois não sei de músicas de somente sua autoria que dá pra escutar. E fora que ele é rei de que?? Rei do rock? Elvis. Rei do pop? Michael. Não sei, só pode ser rei do brega!! Mas acho que esse título já é do Reginaldo Rossi.

  32. Jorge de Antuérpia

    12/09/2011 00:49:06

    UM PAÍS QUE INVESTE MENOS DE UM POR CENTO EM EDUCAÇÃO CULTURA, É OBVIO QUE TEM QUE TER UM REI A SUA ALTURA: SOMENTE AQUI! ONDE A CULTURAM A INTELIGENCIA E A SENSIBILIDADE HÁ MUITO FORAM SEPULTADAS PELO MEDO QUE AS PESSOAS TEM DE EMITIR OPINIÃO, NESSA TERRA DE VIDA DE GADO POVO FELIZ!! VOZEIRÃO? DA ONDE? ESSA VOZINHA CHATA ANASALADA ,PEQUENA RIDÍCULA E MESQUINHA,SOMENTE PARA SER REI DE UMA TRIBO DE IDIOTAS

  33. Rodrigo

    12/09/2011 00:44:29

    manoel alves bezerra neto disseAna Maria, menos. “rei da música brasileira”? Parece que vc não lê revistas semanais, muitas com colunas especializadas, onde constam pesquisas de vendagem de discos(CD´s), DVD´s, músicas tocadas em rádios AM/FM. Recentemente saiu uma que coloca o “rei”(?) numa posição, digamos, incômoda, para não dizer vergonhosa. Ultimamente sua “saída” tem sido promover shows em transatlântico, para “justificar” a minguada platéia.Sr Manuel por favor Cite a fonte ? Fidedigna ? Shows com minguada plateia ,, faça um exercício teste ,,, tente comprar um ingresso para o proximo show do Roberto Carlos ,,, vera quão minguada é a plateiaOS shows lotam em menos de 48 horas de venda. Mauro disse: 12/09/2011 às 0:04 Tenho 40 anos. Roberto Carlos é o cantor mais chato do Brasil a pelo menos uns 30 anos--- Só um comentário a pelo menos uns 30 anos ? há de haver se escreve com H celio disse: 12/09/2011 às 0:00 CHEGA DE ROBERTO CARLOS COM ESTAS LADAINHAS…CHEGA DE FAUSTAO..CHEGA DE GAUVAO BUENO…CHEGA DE REDE GLOBO E QUE DEUS ILUMINE A REDE RECORD !!!!!Misturar crítia musical com fanatismo religioso é vergonhoso , quanto a qualidade não esqueça de A Fazenda, Tudo a ver , Gugu, Balanço Geral, Padre chutando santa ou ensinando a tirar o dizimo , então tenhamos um pouco de disernimento nos comentário, mesmo eu concordando com a péssima qualidade do Fausto Silva e do Galvão Bueno

  34. Denise Jardim

    12/09/2011 00:42:55

    Pela primeira vez não senti Roberto Carlos se emocionar cantando.Gostei do Coral.Acho que o Rei virou ateu.O que que ele cochichou no ouvido da Gloria Maria logo depois do show heim?São poucas emoções.........Que pena!

  35. juanmarkus777

    12/09/2011 00:40:50

    Para quem gosta desses especiais enlatados, esse foi um prato cheio, principalmente em se tratando de RC & RG. Pura ilusão, totalmente fora da realidade.Lá, as coisas são muito diferentes das que foram mostradas, mas em todos os casos há os que preferem não ver a realidade.Babaquice total!

  36. ana paula/recife

    12/09/2011 00:37:12

    É interessante como tem pessoas que mesmo sem gostar RC assistem ao show e comentam com riqueza de detalhes,eu gostaria de entender como é ver e ouvir o que não gosta, eu sou uma pessoa de personalidade e não costumo ver aquilo que não me agrada.Lembrando apenas que as musicas boas ultrapassam e une gerações, ao contrario do que acontece com as musicas atuais, sem poesia, sem conteúdo e sem memória.As músicas de RC são eternas falam de amor e fé quem não tem esses sentimentos....só posso lamentar.

  37. Ana Maria

    12/09/2011 00:35:25

    Gente, que comentários mais ridículos!!! Se não gostam da música do RC e dos seus shows, então porque estão assistindo, hein??? vão dormir e parem de falar tantas bobagens!!! Roberto Carlos mostrou com grande classe que ainda é o Rei da nossa música ... em um país onde o povo sofre constantemente com guerras, ele levou a essa gente alegria e amor nas sua canções. Parabéns!!!

  38. Diego

    12/09/2011 00:34:28

    O Elvis é o rei do rock, pois revolucionou o rockO Michael Jackson rei do pop, pois revolucionou o popO Roberto Carlos é rei do q? Já que ele anda de navio e tem uma perna de pau ele deve ser o rei dos sete mares !!

  39. Denise

    12/09/2011 00:31:19

    Sr Yosef ben Avraham Ele é brasileiroooo meu caro amigo, uma coisa é religião outra arte, porque vc não segue seus costumes no seu país?Mora aqui no nosso País, e vem falar que ele tem que seguir seus costumes? Amigo, nosso país recebe todas as raças sem discriminação não me venha com críticas do que vc não conhece.

  40. Adriano Galdino

    12/09/2011 00:31:01

    Meu caro Mauricio, que RC tem carisma e que tem milhares de fãs é indicutível, mas vozeirão!?... Acho que não é o mesmo cantor que eu conheço então. O que eu conheço não consegue emitir uma nota mais grave ou mais aguda acima ou abaixo de um tom. É uma Sandy com 70 anos, que tal qual, também não consegue variar o tom.

  41. dalva

    12/09/2011 00:28:50

    gosto do roberto, de muitas musicas suas......mas q foi um show sem envolvimento....isso foi! e porque aquela estrupicio estava estava d ançando , la no palco? RIDICULO!!!!!!!!

  42. PAULO PAZ

    12/09/2011 00:26:52

    A INVEJA MATA.....AFINAL,ELE É O REI DA NOSSA JOVEM GUARDA....

  43. Ivo

    12/09/2011 00:26:21

    Não é só por que ele Rei, não. Acima de tudo é um cantor que nunca saiu da mídia, e só quem o conhece desde dos anos 60 tem noção do que significa Roberto Carlos.Não ligo nem um pouquinho pelo que os críticos falam nos jornais, pois se não for assim, de que vão viver. O patrão manda embora.A nódoa desses críticos nunca vai manchar a indumentária de Roberto Carlos, o qual acompanho desde 1959 até hoje, assim como eu sei que têm milhares pessoas.

  44. Valeda

    12/09/2011 00:25:08

    Espero q o RC, possa nesta terra santa (Jerusalem) te um encontro com o Rei dos Reis.JESUS CRISTO. Deus abençoe. abs.

  45. genildo bernardino de lima

    12/09/2011 00:24:19

    esse critico esta é com inveja de ROBERTO CARLOS, que emocionou o povo JUDEU

  46. Letícia Vieira

    12/09/2011 00:24:05

    Maurício Stycer, suas críticas que são péssimas, você não aprendeu a fazer crítica construtiva???Só sabe colocar defeitos no trabalho dos outros, aposto que você não estava no show, e não sabe da emoção...!!Não sei como o UOL tem dá u,ma coluna a você! PÉSSIMO!

  47. Rose

    12/09/2011 00:22:36

    Concordo com Stycker. A Globo crack em fazer sensacionalismo e alguns dos telespectadores trouxas estão acreditando nesta história de Jerusalém. kkkkkkkkkkkkk

  48. Pauklo A. Silva

    12/09/2011 00:22:26

    Caro Roberto Carlos,Sabe porque a Jerusalem de Roberto Carlos eh uma cidade cenografica para o Mauricio Stycer.Porque ele Mauricio eh uma pessoa cenografica!!!O Mauricio..., vai la criticar suas negas!!! Que falta de sensibilidade !!!Sabe qual eh o maior problema do brasileiro!!! Brasileiro gosta de "encher o saco" ...Isso ja eh bem sabido no exterior!!!Va toma no...Viva o Roberto Carlos na terra de Jesus Cristo. Heretz Israel !!! Beijao Roberto e parabens pelo show.Paulo A. Silva

  49. mapds

    12/09/2011 00:21:36

    Realmente o show foi algo morno e artificial. Roberto estava tão empolgado que parecia cantar em um velório. Alias mais lia o monitor com as letras da musica do que cantava. mal dirigia os olhos para o público tentava disfarças mas se via que estava inseguro. Roberto Carlos tem que agradescer à Deus por seus fans tão fieis por são ele os que o mantem ainda em pé, muito embora estaja refém da Rede Bobo. Suas musicas envelhecerammais que o próprio cantor. Seus olhos são brilham como outrora. O pior do envelhecimento é quando ´o envelhecimento da alma. Sinceramente vi os olhos de um homem de espirito velho e senti que sua fé está abalada talvez em razão de suas perdas pessoais. Seu olhar para os simbolos sacros eram mais um olhar de dúvida do que de admiração. O que me marcou foi a sena onde ele dirigia seus olhos ao deserto. Realmente faltou emoção : (

  50. Maitê

    12/09/2011 00:19:52

    Podemos ver este show do jeito que ele quis ser mostrado sim. Roberto Carlos tem credibilidade para isso: Jerusalém, cidade sagrada para todos os povos e fonte de paz para os que assim a querem vê-la...Pelo menos por um momento. Que bom que foi possível!!! E que seja assim por mais e mais tempo para todos.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso