Blog do Mauricio Stycer

Globo reconhece erros em documentário sobre Roberto Marinho

Mauricio Stycer

Com direção geral de Rozane Braga, a produtora FBL acaba de lançar, em formato de DVD, o documentário “Roberto Marinho – O senhor do seu tempo”.

A pedido da “Folha”, fiz uma resenha, publicada neste domingo na “Ilustrada” (disponível para assinantes do UOL e do jornal). Observei que o filme não apresenta novidades significativas sobre o personagem, mas reforça um movimento recente das Organizações Globo de discutir em público alguns dos “pecados” que celebrizaram os veículos do grupo.

O documentário tem o mérito de tratar francamente de assuntos espinhosos para a Globo, como o governismo explícito da emissora por décadas, o escândalo Proconsult, em 1982, a omissão na cobertura da campanha das Diretas, em 1984, e a edição do debate entre Collor e Lula, em 1989.

Ainda assim, trata destes problemas unicamente pela ótica dos filhos de Roberto Marinho e de funcionários e assessores do grupo. Observo, ainda, no texto que o documentário apresenta a trajetória do empresário de forma didática, mas pouco imaginativa e sem profundidade.

Por limitações de espaço deixei de fora do texto observações sobre duas imprecisões que vi no documentário. A primeira ocorre ao tratar do famoso acordo com o grupo Time-Life, que injetou cerca de US$ 6 milhões na nascente TV Globo. O caso foi objeto de uma barulhenta CPI no Congresso e, depois, de uma avaliação do governo militar, que terminou por avalizar o acordo.

Roberto Irineu Marinho diz que a Globo foi “condenada” no caso e, em função disso, decidiu comprar a parte do grupo americano. Os principais relatos sobre o caso, inclusive de Joe Wallach, que acaba de publicar um livro, indicam que foi o Time-Life que perdeu o interesse no negócio em função dos seguidos prejuízos acumulados nos primeiros seis anos de vida da emissora.

Outro ponto discutível é a afirmação de Boni de que Roberto Marinho concebeu a TV Globo, inicialmente, como “uma cópia em vídeo do jornal ‘O Globo’, uma emissora de informação”. Basta ver a programação dos primeiros anos da TV, que incluía humor popular, novelas e programas sensacionalistas, para constatar que esta tese não se sustenta.

  1. david sobel

    05/09/2011 18:23:45

    Analisando os comentários e vendo o nível das respostas, pode-se entender porque o povo vota tão mal. O povo brasileiro não prima pela ética. Respondendo a um dos "inteligentes comentários", o passado podre das outras emissoras é muito mais limpo que o dessa. Só fazendo uma análise rápida. Como uma pequena emissora pertencente a um jornal que na época havia boatos de que estava falido consegue em menos de uma década se transformar no maior conglomerado de mídia já existente no país e quiça na America Latina? E os fatos estranhos que sempre os acompanharam. Dizem até que foram contratados 100 artistas top em um só dia, isso logo no início, quando eles nem eram conhecidos. Além da ligação com os militares e os incêndios nas concorrentes? Tudo muito estranho. Só sei de uma coisa. Devido aos fatos estranhos ligados a essa emissora, o reality show de número 11 que foi um fracasso em audiência no ano passado, neste alcançará o maior pico de todas as edições. Quer apostar?

  2. Lucimeire

    05/09/2011 13:55:43

    A "Rede de Esgoto", todos sabem que ela é mais suja do que pau de galinheiro e muitos a defende mesmo sabendo da sua história podre com a ditadura.Ala coloca uma novelinhas para driblar a inteligência do telespectador e aquele jornaleco Nacional manipulador para confundir a capacidade dos que pensam .Ora, qualquer jornal da Rede Tv e da tv Cultura é mil vezes melhor do que aquilo lá,mas algumas pessoas que não pensam acham que essa emissora é a melhor,sim,melhor para deturbar as famílias brasileiras e destruir lares através de suas novelas e minisséries podres,mas isso tbm é para camuflar o que está por trás de toda sujeira. Quem fala bem de uma emissora dessa( com todo respeito) é pq é igual a ela!

  3. Mauro Serio

    04/09/2011 22:34:46

    A globo é sucursal da Fox. Manipula tudo que é do seu interesse: Desarmamento fajuto, desma o povo que quando se rebelar contra uma nova ditadura que virá, não terá força (armas) para se defender; Crianças Esperança fajuto, onde os brasileiros que doam pagam o Imposto de Renda da Globo que só ela pode deuzir com a notafiscal que recebe da UNICEF por ter doado a ela todo seu dinheiro dos brasileiro que decoraram a musiquinha.

  4. Pedro Ivo

    04/09/2011 22:28:56

    Corrigindo:Alguém tem a ilsão de que o jornalismo pode ser IMPARCIAL?

  5. Pedro Ivo

    04/09/2011 22:26:51

    Sejam quais forem os erros de Roberto Marinho, o fato é que ele construiu uma das melhores emissoras de TV do mundo. Manipulaçao da opinião pública? Alguém tem a ilusão de que o jornalismo PODE ser imarcial?De qualquer modo o enfoque, aimportância que se dá a uma matéria, o destaque que ela pode ter, sempre será reflexo da vontade e da postura política de alguem, sejam os redatores, seja o diretor da empresa... Ou alguém aí se tivesse uma rede de TV permitiria que ela defendesse posturas políticas opostas às suas, favorecesse seus inimigosem uma eleição, por exemplo ?Democracia ? O cidadão tem o direito de escolher quem ouve, a quem dá ouvidos,que jornal ou revista lê, que Tv assistir. É isso.O que mais vejo é gente falar mal da globo e elogiar a TV de Edir macedo, porexemplo, como se Ela fosse honesta, imparcial, verdadeira... É piada....

  6. Carlos

    04/09/2011 22:23:58

    Acho engraçado voces que falam da globo, parece que so ela e o capeta do nosso pais quando naverdade todas são iguais,e nosso pais nao vai melhorar com marte dela.

  7. Ary Nunes

    04/09/2011 22:14:49

    Roberto Marinho foi, sem dúvidas, o maior político que já existiu na história do Brasil. E quando falo maior, obviamente não me refiro à qualidade, mas sim em poder de corromper e manipular. Roberto Marinho foi, antes de tudo, um agente das sombras, e deixou seu legado. Foi o o político com maior poder, porque sempre foi um homem de bastidores, que maquinava nas sombras seus macabros intentos. Nunca jamais se fez de rogado quando o assunto era poder. Pelo poder, não se importava em sacrificar a liberdade de um povo, e cresceu à custa de derramamento de sangue de muitas vítimas inocentes. Sempre teve tendências antidemocráticas e sempre buscou o monopólio em tudo que pos as mãos. Roberto Marinho sacaneou a república muitas vezes, boicotando e ou interferindo no processo democrático natural, em nome do interesse pessoal.Roberto Marinho é, e sempre será, a figura chave da ditadura, sistema político que tolheu liberdades, solapou a democracia e atrasou ao máximo todos os projetos de governo que garantisse a solidificação de um sistema democrático natural.Roberto Marinho, um nome que remete a um passado de triste memória.

  8. jefferson barbosa

    04/09/2011 22:08:05

    Por favor expliquem-me porque meu comentário foi retirado do Blog.Não atentei contra a Globo, disse apenas os fatos, que outros internautas estão reforçando nos seus comentários.Não vou aceitar censura, isto lá é coisa da Globo.

  9. Paulo

    04/09/2011 22:06:33

    Roberto Marinho, Armando Falcão, Antonio Magalha, Carrasco Azul Medici, Geisel e outros devem estar nesse momento comendo farofa de encruzilhada para pagar os seus feitos com os nossos irmãos brasileiros mortos pela ditadura que eles deram total apoio.

  10. ALFREDO

    04/09/2011 21:48:08

    PIOR DO QUE A GLOBO, SÓ O LIXO DO PT !!!!

  11. Tarcisio Brasil

    04/09/2011 21:46:30

    Sinceramente, RM é um paradoxo duplo, porque aos 65 anos iniciar um empreendimento desta magnitude é raríssimo e ser bem sucedido as custas de tereceiros,de outro transformar a cultura e costumes brasileiros com pederastias e roteiros xulos é algo inaceitavel, inclusive fazendo a propria sensura, sem comentarios.Realmente no lado politico outro paradoxo pois proteger "comunistas" da época como Chico Buarque, Caetano, Gil, Arnaldo Jabour e outros inclusive por isto teve de dar explicações ao S.N.I. e de outro apoiar os milicos e seus aceclas e tambem odiar Brizola é algo para quem alem de grande Jornalista foi Bailarino,TARCISIO BRASIL-RJ

  12. denilson

    04/09/2011 21:45:39

    a globo foi condenada a indenizar os proprietarios da escola base, no caso de 1994 sera que ela já pagou? pelo jeito eles vão dizer que é liberdade de imprensa que liberdade é esta?

  13. Jose alfredo Evangelista

    04/09/2011 21:44:05

    Querem conhecer melhor a história da Globo ? Leiam o livro: "A HISTORIA SECRETA DA REDE GLOBO - Sim, eu uso o poder" - Daniel Herz - 6ª Edição - TCHÊ Editora Ltda.Alguns capítulos da obra:1. a Globo e a Nova República.2. Síntese da historia da radiodifusão no Brasil.3. 1960 e 1961: O cerco à radiodifusão.4. 1963 a 1965: Da clandestinidade ao escândalo etc...

  14. fabricio

    04/09/2011 21:34:31

    o povo brasileiro é de um sinismo invejável a qualquero outro país do mundo , os mesmo idiotas que aqui criticam a globo ,,são os mesmo que durante a semana faz com que a emissora da familia marinho humilha as concorrentes em todos os dias ,,,os mesmo que aqui criticam saos os que dão audiencia ,,quanta hipocrisia ,,, o mesmo povo que adora falar mal da globo vive assistindo ela ,,,enfim merecemos po brasil tupiniquim de merda que temos ,,mercemos os politicos de merda que temos e mercemos os pseudo intelectuais brasileiros que nesse forum falam um monte de baboseiras ,,,efim o brasil nada mais é do que uma mistura de raças que nunca deu certo e nunca daraá!! e tenho dito

  15. Rogerio

    04/09/2011 21:18:03

    Globo, um canal em decadência.

  16. joao jr

    04/09/2011 21:14:37

    A Lily Marinho disse " meu marido cololou Collor e tirou" - O quarto poder sempre foi decisivo nas eleiçoes.Lula até beijou seus pés para ser eleito.Ainda hoje os políticos pedem a benção para a Globo.O JN só manipula - supervaloriza os próprios programas, se dizendo "joranlismo" Assistam no youtube - beyond citizen kane - proibido no Brasil, produzido pelo Cahnnel 4 da Inglaterra. Roberto marinho = Murdoch ( News Corporation)

  17. Marcio Vesguerber

    04/09/2011 21:10:49

    TIRANOS. Vendidos.

  18. manoel

    04/09/2011 21:08:16

    É verdade sobre as contribuições e muitas "contibuições políticas" da rede Globo.Há muito tempo é a compania que controla as ações do país e é conivente com inumeros casos de corrupção, a fim de amenizar a idignação da população.Há sim um esquema principalmente após a anistia das dividas à receita federal.

  19. fernando

    04/09/2011 21:05:09

    todas a maioria das emisoras estao atras de dinheiro globo RECORD dinheiroo cada vez mais manipulando as pessoas. nos nao viemos no mundo atoa entao temos q nos unir fazer alguma coisa boa pois hoje vemos povo calado batendo palma pro diabo existe um povo cego surdo mudo e burro ninguen faz nada o nosso governo é uma piada.tem um ditado"A voz do povo é a voz de Deus"Quem disse isso não fui eu.Mas eu acho que quem escreveu essa frase era ateu Porque esse povo tá sem vozVAMOS MOSTRA A NOSSA FORÇA PRA ELES

  20. Helves Agnaldo Reis

    04/09/2011 21:04:22

    Este tipo de termo de ajustamento de conduta que a emissora globo divulgou ha alguns dias tem o objetivo de tentar modificar o pensamento que o povo brasileiro está começando a formar sobre a emissora. Não é mais segredo que a emissora sempre foi manipuladora e de viés político, passando por cima de tudo e de todos para impor seus interesses. Só com uma regulamentação de todos os tipos de mídia poderemos acabar com o autoritarismo por elas imposto. Se todo tipo de atividade tem uma regulamentação, porquê a imprensa não? Temos que acabar com a ditadura da opinião, que tenta modelar nossos pensamentos de acordo com os interesses desta elite que tanto mal faz ao povo brasileiro.

  21. paulão

    04/09/2011 20:55:22

    A Globo é um cancro nefasto para a sociedade brasileira, e nunca trouxe contribuição alguma para este Pais.Sua novelas podres, seu Jornal Nacional altamente tendencioso e viciado ; e quando convem a Globo faz o jogo da subverciencia , principalmente sempre que é aquinhoado por brutais financiamentos do BNDES.Alem disso, tenta de todas as formas, como no regime militar , manipular a opinião publica.ESTE PAÍS SERÁ MELHOR QUANDO A REDE GLOBO DEIXAR DE EXISTIR !!!!

  22. terrandre

    04/09/2011 20:55:18

    Há uma história de omissão, conchavo, conivência e amplo favorecimento político e financeiro por trás do sucesso do Sr. Roberto Marinho. Estudem, pesquisem, aprendam a criticar, leiam livros, comparar as histórias e exemplos de outros países, revejam conceitos, se informem seja lá qual for sua orientação política. São fatos , coisas sérias aconteceram, pagamos um preço altíssimo para ter "televisão cm padrão de primeiro mundo", e nas mãos de uma corporação privada irrigada cm dinheiro público: seu dinheiro, dinheiro do seu imposto, do seu trabalho, da sua família! Sua simpatia, sua adesão, sua defesa, sua torcida, sua paixão ao defender ou atacar não ajudam. Isso não é um jogo de futebol! Não aceite ou defenda qualquer "poder" desta forma, como se fosse normal e natural ... como se o mundo "fosse assim", onde uns mandam outros obedecem. Novela nenhuma vale isso ! Eu não boto minha mão no fogo pela Globo ou pelo Roberto Marinho !! Alguém aí se prontifica ?

  23. fabiano lima

    04/09/2011 20:50:29

    ROBERTO DORME EM PAZ ....SÃO TODOS OLHOS GRADES E INVEJOSOS O SEU TRABALHO FOI A MINHA VIDA E NOSSA HISTÓRIA

  24. sergio

    04/09/2011 20:49:58

    A Globo quer mudar a imagem institucional, mas, continua detestada por todos os brasileiros que sabem do seu compromisso com a ditadura.

  25. Iguanodonte

    04/09/2011 20:48:44

    Uma das maiores características da GROBO atrai uma miríade que dispostos a tudo a defendem.A forma como ela cataliza, é algo de profundos estudos, acredito que deva utilizar propaganda subliminar, é, ou não, algo notável. Tivessem a garra dos que a defendem a mesma garra para resolver seus problemas pessoais ninguem, ou quase, teriam problemas.A pura e sintética verdade é que a GROBO realmente é ruim, e vai desde atores sem talento até jornalismo dirigido e tendencioso. A situação é tão risivel que atores são tão sem confiança e didáticos e reporteres são tão teleguiados que a notícias são dadas como num filme Hollyodiano.Os jornais, por conta disso, tem uma batida só, a mesma pontuação no ritmo, a mesma cara para enterros e nascimentos. Insoso.As produções mostra atores bons de gritarias e comédias, mas terríveis em drama e interpretações solo, justamente o básico da interpretação. Gente nova e ruim.Existem também por parte das outras emissoras tremendos equívocos, mas para os anunciantes anunciar em uma outra emissora que passe a tarde falando das novelas da Grobo é mais barato e da mais retorno que anunciar na própria.Foi-se o tempo das grandes reportagens, das grandes tramas, da qualidade dos atores, da qualidade profissional e da boa cultura de quem apresentava.Hoje em dia é fácil fazer teve, nunca foi tão fácil, mas está dificil de encontrar algo de qualidade. A Grobo é o primeiro vagão do trem, mas está longe se ser a locomotiva,

  26. Cláudio

    04/09/2011 20:47:38

    Aderfran, sugeriria que você se inscrevesse pro próximo BBB. É uma forma da empresa reconhecer sua bajulação a um Grupo que há anos tem-se apoderado de benefícios destinados ao povo, com apoio político e manipulado a opinião pública segundo seus interesses.

  27. matheus

    04/09/2011 20:43:37

    por uma semana parem de assistir a globo gnt multishow sportv e veja como sua vida irá mudar.Para os brasileios a globo é um deus q precisa ser reverenciado todos os dias

  28. giva

    04/09/2011 20:41:09

    A Globo quer imortalizar o Roberto Marinho, so' existe um que com certeza sera' imortalizado e ele se Chama Silvio Santos ( Senor Abravanel)

  29. luiz

    04/09/2011 20:39:39

    a verdade sobre a globo esta em outro documentário..Muito Além do Cidadão Kane...

  30. carlos magno bispo dos santos

    04/09/2011 20:36:34

    globo e contra o povo so pensa em dinheiro.

  31. Fernando

    04/09/2011 20:32:21

    O povo esta aprendendo que globo, políticos e miséria andam junto e a globo esta descobrindo que sem audiência não tem dindim que é o que eles tanto amam, a globo não tem valor ela tem preço, você pode perceber isto quando em suas imagens eles mostram somente o que interessam para eles até em reportagens ao vivo, a Sociedade que se f*, mas somente os viciados que ainda assistem, o Povo já esta aprendendo isto, se você esta do lado dos viciados faça um teste tente ficar sem ver jornal nacional, novela ou futebol e vai perceber como seu cérebro foi lavado, mas o grande público já percebeu e estão enterrando e a globo tentando sobreviver fica com esta política de minha culpa, para dizer que mudou, mas ninguém é idiota e é preciso dizer a Time-Life não quis mais e foi a Fox que comprou, como o Murdoch esta perdendo a globo esta indo para o burraco junto, o Brasil esta finalmente tendo futuro porque este cancro esta perdendo

  32. Heitor

    04/09/2011 20:30:29

    A Globo nasceu e cresceu apoiando um golpe militar. Depois manteve o seu poder tentando influenciar as eleições. Agora quer continuar os seus privilegios fazendo jornalismo de acordo com seus intereses particulares.

  33. Memória boa

    04/09/2011 20:28:26

    Sinceramente, todos esses que defenderam a Globo são manipulados por ela e certamente passam o dia inteiro assistindo as merdas que essa emissora passa. Brasileiros, assistam o documentário que a BBC de Londres fez com relação a manipulação do povo brasileiro feito por essa emissora por vários e vários anos( é só baixar na NET). Vale lembrar que ela conseguiu na justiça que esse DOCUMENTÁRIO fosse impedido de passar em qualquer TV brasileira. Ela ficou do lado da ditadura, ajudou a eleger o Collor e quando ele não lavou a mão da emissora, ela ajudou a derruba-lo. Fora a enrolada que foi a compra da emissora na década de sessenta que rola nos tribunais ate hoje. Iara nos temos memória sim! Vc que não quer ver o que acontece, mas, como diz o ditado "O pior cego...

  34. Marcos Paulo

    04/09/2011 20:24:33

    Quanto desconhecimento histórico. Achar que a Rede Globo contribuiu com a democracia, que RM um herói porque aos 65 anos iniciou uma rede com seus próprios recursos...Quais recursos? Dinheiro da Time-Life e apoio da ditadura. Foi serviçal e cresceu às custas dos descalabros impostos ao povo com sua total aquiescência. Basta a aceitação da direção atual daquilo que era óbvio: favorecimento em eleições, ausência nas diretas já, Proconsult, etc. Acham isso pouco? E tem mais história secreta nessa construção...

  35. Marcos Benvenutti

    04/09/2011 20:22:41

    O SR Roberto Marinho apoiou a ditadura Militar. Participou , e cumplice de milhares de mortes, praticada pelos seus socios, os generais, de triste passado.Conseguiu nao ver, por ordem dos generais, seus verdadeiros herois, mais de um milhao de pessoas, reunidas pelas diretas ja. Este Sr. Roberto Marinho e de triste lembranca, contribuiu com o desaparecimento de milhares de pessoas, brasileiros que queriam um pais democratico, coisa que ele jamais desejou. Infelizmente ja foi tarde....... deve estar no fogo do inferno.......

  36. Hans Magno

    04/09/2011 20:16:30

    Só mesmo num país extremamente despolitizado, os seus cidadãos defendem e elogiam uma empresa como a rede globo.

  37. aderfran g de oliveira

    04/09/2011 20:15:56

    a globo e joia as outras sao bijoteria

  38. meralice

    04/09/2011 20:15:15

    Apenas uma pergunta: as pessoas que enviam os comentários escrevem muuuiiiitooo errado por brincadeira ou porque não sabem mesmo escrever?

  39. Francisco

    04/09/2011 20:03:33

    Me preocupa muito o que a Globo já fez e também o que pode fazer. Essa emissora tem um partido político (PSDB), mas graças a DEUS, hoje a Globo está enfraquecida com a liberdade que temos ver notícias de melhor isenção e de modo imparcial na internert e nas outras boas emissoras. Isso não tem nada haver com programação, porque realmente ninguém supera eles por enquanto. Mas temos que tomar cuidado com as notícias que ela publica porque, em absolutamente tudo, ela passa a noticia de forma que a interesse para tirar proveito. A morte do velho Marinho bom para democracia. Tem que conhecer a história senão acaba capacho da Globo.

  40. marcelo

    04/09/2011 20:03:04

    lendo e pensando sobre o que a senhora Iara escreveu sobre a programação tenho que discordar dela, os melhores programas da globo passam sempre em horários que a maioria do povo esta indo para o trabalho ou esta dormindo,a tele dramaturgia(novelas), são sempre no mesmo formato (Cinderela),programação infantil de qualidade é pífia na globo, salvo os saudosos VILA SEZAMO e SITIO DO PICA PAU AMARELO, programas como GLOBO CIÊNCIA ,PEGN e outros poderiam ser mais longos e com um conteúdo mais aprofundado, nem todos(a grande maioria) tem recursos para poder comparar estas revistas que a editora globo coloca nas bancas, sobre o noticiario bem o noticiario é a mesma ciosa dos outros noticiarios o mesmo formato e a mesma linguagem o conteudo raso como todas, mas o que importa mesmo para a globo são as novelas das 3,6,7,9,10, se errei em algum horario me perdoem é que não vejo mais novelas, graças a deus.rsrsrs

  41. Marcelo Bianchi

    04/09/2011 20:01:27

    Mais um baba-ovo compadre de Chateaubriand que tanto atrasaram a nação!!! Merecem o LIMBO do ESQUECIMENTO, aliás nem deveriam ter existido!!!

  42. Ithamar Canal

    04/09/2011 19:56:18

    Repetindo o comentário de Pedro Romano, quando, além da Record e da Bandeirantes, os outros meios de comunicação farão o mea culpa? Não podemos nos esquecer do triste papel representado pelo Estadão (apoiando a ditadura militar, o Collor, quando ele já era sobejamente conhecido) e pela Folha (apoiando a ditadura militar até praticamente o fim, oferecendo apoio incondicional ao Collor).Triste história da nossa imprensa!Mais triste ainda quando a UOL censura qualquer comentário de crítica a seus patrões.Estou falando alguma coisa que não aconteceu? Saibam vocês que esta é uma crítica leve, os pecados de nossa imprensa são realmente pecados mortais, mereciam penitência permanente, mereciam, nos dias de hoje, mais respeito pelos leitores, pelos ciudadãos.

  43. Sergio Guimarães Nackly

    04/09/2011 19:52:36

    Todos gostam de criticar o sucesso alheio. Alguns tentam copiar, mas lhes falta competência. Descaramento suficiente eles têm, porque usam do artifício de enganar os fiéis seguidores de sua "igreja" para sustentar uma rede de TV que almeja chegar ao 1º lugar. Ora, isso lá é preocupação de um "bispo"? Quanto a modificar, neutralizar, monopolizar ou sugerir o comportamento de um povo, só se deixa sugestionar a pessoa que, carente de maiores conhecimentos, enxerga na programação da Globo uma verdade única. Pode ser maquiada, produzida aos seus próprios interesses. E, por isto mesmo, cabe ao telespectador separar, distinguir a verdade do espetáculo. E, por último: apontem uma empresa que não possua pecados, se nós - os seres humanos - somos todos falíveis e imperfeitos.

  44. EDGAR

    04/09/2011 19:51:35

    Principalmente aos mais jovens, que pensam que a televisão no Brasil começou com a Globo, mas também aos mais antigos pela falta de memória: as grandes emissoras da tv brasileira foram: a Tupi canal 4 nos anos 50 e a Record canal 7 nos anos 60, com uma pequena grandeza da Excelsior canal 9, também na década de 60. A Globo, encostada no governo militar e com muito dinheiro injetado pelo Grupo Time-Life, comprou a TV Paulista canal 5 de São Paulo (Organização Victor Costa) e começou a contratar todos os grandes nomes que faziam sucesso nas citadas emissoras. Exs.: Cid Moreira, Antonio Fagundes, Toni Ramos e Lima Duarte, eram da Tupi; Ana Maria Braga, Jô Soares e os Trapalhões da Record. Luciano Huk fazia o programa "H" na Bandeirantes, Serginho Groissman era da Cultura canal 2 (programa Fala Garoto); Tarcísio Meira, Glória Menezes e Francisco Cuoco eram da TV Excelsior; Angélica era da Rede Manchete canal 9 (sucessora da TV Excelsior) etc., etc., e tal... esquema este repetido hoje pela Rede Record.Estive na Europa recentemente. Lá assistí canais de televisão do mundo todo. Não consegui sintonizar a Globo (apenas alguns programas antigos, retransmitidos por um canal local), porém assisti a Record com a programação daqui, em tempo real, somente descontando o fuso-horário. Cheguei à conclusão que a grande emissora de TV brasileira é realmente a Record. A Globo é um canal "virtual". Aquele que coloca carros, garrafas de refrigerantes e cervejas no centro do gramado, quando transmite uma partida de futebol ou "aviõesinhos" e outras alegorias, durante uma transmissão de desfile carnavalesco. Tudo virtual... de mentirinha. Como ela faz a propaganda da sua grandeza, a maioria do povo, que não tem a oportunidade de sair do país, acredita que ela seja a maior.

  45. Carlos

    04/09/2011 19:43:58

    Globo, emissora de nível internacional????Quer monopolizar tudo. Acha que o mundo gira ao seu redor.Melhor assim... vamos assistindo sua decadência dia a dia.

  46. Regina

    04/09/2011 19:42:47

    quanto que esse pessoal ganha, para passar o dia na net defendendo a globo?

  47. Marcos

    04/09/2011 19:42:27

    QUANTA ASNEIRA DITA POR QUEM NÃO LEU E NÃO ENTENDEU. "QUEM VIVEU O TEMPO DO SENHOR MARINHO SABE DAS FALCATRUAS E MARACUTAIS ENGENDRADAS POR ELE E SEUS AMIGOS DA DITADURA PARA REINAUGURAR ESSA REDE DE TV, QUE NÃO PASSAVA DE UMA INSIGNIFICÂNCIA TECNOLÓGICA PARA APOIAR E AJUDAR A LEGITIMAR O GOVERNO, COM APOIO IRRESTRITO DOS EUA. JORROU DINHEIRO NAS MÃO SUJAS DO SEU MARINHO ENQUANTO OUTRAS REDES COMO EXCELSIOR E RECORD ERAM INCENDIADAS NA CALADA DA NOITE. "OS CARAS DEVERIAM TER VERGONHA DE EDITAR UM LIVRO ELOGIANDO ESSA COISA...

  48. Ithamar Canal

    04/09/2011 19:40:02

    Repetindo o comentário de Pedro Romano, quando, além da Record e da Bandeirantes, os outros meios de comunicação farão o mea culpa? Não podemos nos esquecer do triste papel representado pelo Estadão (apoiando a ditadura militar, o Collor, quando ele já era sobejamente conhecido) e pela Folha (apoiando a ditadura militar até praticamente o fim, oferecendo apoio incondicional ao Collor).Triste história da nossa imprensa!

  49. JBR

    04/09/2011 19:37:14

    MAURICIO STYCER, vai caçar o que fazer seu desocupado, quando voce for analisar, analise todas as emissoras então, há desculpe sua capacidade não permite né.

  50. Gina

    04/09/2011 19:35:32

    Esqueceram de abordar a compra da hoje televisão "Globo de São Paulo" denunciada pelo jornal Tribuna da Imprensa (Helio Fernandes) onde ocorreu inúmeras fraudes inclusive falsificação de procuração.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso