Blog do Mauricio Stycer

Fascinante coincidência real

Mauricio Stycer

 

 

 

 

 

 

 

 

Aproveito a oportunidade para publicar no blog o texto que escrevi para o UOL no dia do casamento, a respeito da cobertura das tevês.

Na TV, um festival internacional de gafes, abobrinhas e besteiras

De uma cobertura ao vivo, iniciada às 5h da manhã, não poderia se esperar outra coisa: imagens idênticas, excesso de especialistas, problemas técnicos, gafes e erros a granel. As emissoras brasileiras, porém, estão em boa companhia: o festival de besteiras e abobrinhas foi internacional.

Por volta das 5h10, uma repórter da CNN percorria as ruas de Londres e apontou o microfone para uma turista que segurava uma bandeira da Venezuela. “O que você está fazendo aqui?”. Adivinhe a resposta: “Casamento”, disse a mulher.

No canal pago E!, minutos depois, ao ver Victoria e David Beckham, a comentarista não aguentou: “Nossa, que homem bonito! Victoria está muito elegante, mas David está uma visão”.

Na Fox, um dos troféus era a “correspondente especial em casamentos reais”. “Estive no casamento da Diana”, ela explicou. “Esse casal (William e Kate) se conheceu como todos os casais: na faculdade”. E prosseguiu: “Esse casamento não foi arranjado. Ele disse: eu vou escolher a minha esposa.”

No Brasil, a cobertura começou um pouco depois, antes das 6h, no SBT, Record e RedeTV, e também no canal pago Globo News. A Band veio na sequência. Na Globo, só um pouco antes das 7h, quando Kate Middleton chegou à igreja.

Ansioso, Carlos Nascimento, no SBT, anunciou a chegada da noiva na hora errada. Eram os pais dela. Ana Paula Padrão, na Record, chamou uma repórter dentro da abadia. Ela não apareceu… Problemas deste tipo se repetiram ao longo das mais de três horas de cobertura ao vivo.

Para tentar descontrair, Carlos Nascimento puxou papo com a correspondente do SBT em Londres, que entrou ao vivo: “Simone, a gente tá sentindo a falta do seu chapéu, mas você está tão bela quanto”. A repórter sorriu amarelo e agradeceu o elogio.

Especialistas em tudo debatiam todos os aspectos possíveis da cerimônia. Na RedeTV, a certa altura, discutiu-se as diferenças entre Diana e Kate. A primeira “era muito nova” quando casou, alguém disse. A segunda “sabe o que quer”, disse outro.

Na Globo News, alguém observou: “Dois filhos da rainha tiveram casamentos que acabaram em divórcio, mas tiveram momentos felizes também”. Na Record, os especialistas discutiram sobre virgindade –Diana casou virgem. “Kate, não”. E também sobre a melhor maneira de acenar para a multidão.

O vestido de casamento da princesa mereceu muita atenção. “Vestido extremamente severo. Ela optou por discrição”, disse Gloria Kalil, na Globo. No SBT, a avaliação foi semelhante: “É uma simplicidade real”. Na Band, um outro olhar: “Uma produção sofisticada, mas absolutamente contemporânea.”

Renato Machado, na Globo, informou o nome da raça dos cavalos da carruagem real. Daniela Albuquerque, na RedeTV, deixou sua marca: “A rainha Elizabeth 2ª é uma Hebe Camargo da realeza.”

Alguém, na Band, explodiu de felicidade ao ver uma imagem das ruas de Londres: “Olha a bandeira brasileira lá. Tá enrolada, mas é nossa!”. E Ana Maria Braga concluiu a matinê com uma pérola: “Na hierarquia real vem primeiro o quê? Duque?” E seu convidado, educadamente, explicou: “Primeiro é a rainha.”

  1. Fernando

    09/05/2011 01:58:06

    Dia terrível esse!As emissoras estavam brigando para ver quem dava as news do casorio. Nao gostei nenhum pouco.Acho muita falta de assundo, criatividade por parte de todos.

  2. Patrícia

    05/05/2011 13:11:19

    Bem fiz eu que desse casamento não vi nada. Só a seleção que o MSN fez dos melhores trajes.

  3. Carla

    05/05/2011 11:22:29

    A Ana Maria sempre fecha com chave de ouro. KKKK

  4. Farlley

    04/05/2011 20:38:10

    Falando francamente... alguma surpresa?

  5. Joana

    04/05/2011 18:23:22

    A parte da Ana Maria Braga foi sensacional ahahahahahahahaha o que eu posso dizer sobre isso?hum...combina com o estilo de comentários dela.

  6. Fernanda Vale

    04/05/2011 16:16:15

    “A rainha Elizabeth 2ª é uma Hebe Camargo da realeza.”nossa, essa mulher é demente, consegue superar mesmo a Luciana Gimenez ! kkkkkkkk

  7. Jéssica Oliveira

    04/05/2011 15:44:18

    Sério que a Ana Maria perguntou isso? Ainda bem que não vi essa gafe!Não há outro nome senão burra né?! Tô sendo ainda gentil com ela...Idiota! kkkkkkkkkkk

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso