Topo

iPad ou não iPad, eis a questão

Mauricio Stycer

15/04/2011 14h20

Em resposta a um álbum-reportagem do UOL Tecnologia sobre as qualidades e vantagens do tablet da Apple, escrevi um texto intitulado "10 motivos por que você não precisa de um iPad". Publicado no mesmo formato que o outro texto, minha "provocação geek" pode ser lida aqui, ou então abaixo, em formato convencional:

Por que você não precisa de um iPad

O título acima pode sugerir que o autor seja um dinossauro, ainda datilografando seus textos numa máquina de escrever e usando um telefone de discar. Não é o caso. Estou razoavelmente bem conectado ao mundo, mas nem por isso compartilho do entusiasmo de muita gente com o iPad.

Navegando pela reportagem fotográfica iPraquê? Entenda a utilidade do iPad — e se o tablet já substitui o seu computador, publicada pelo UOL Tecnologia, confirmei as minhas suspeitas: não tenho a menor necessidade de um iPad. Veja por quê:

1. Passo a maior parte do dia defronte a um bom computador de mesa, que atende todas as minhas necessidades para produção e edição de textos, visualização de vídeos e audição de música.

2. Quando me desloco para fazer reportagens ou preciso viajar, seja a trabalho ou lazer, disponho de um pequeno e levíssimo netbook, conectado com um modem 3G. Acesso-o de qualquer lugar, com ou sem rede elétrica.

3. Graças a um roteador caseiro, uso o netbook também quando sento diante da televisão e quero, simultaneamente, ver algo na internet ou simplesmente tuitar.

4. Sou usuário, já há quatro anos, de BlackBerry. Recebo e envio meus e-mails de qualquer lugar. Numa emergência, também acesso a internet pelo aparelho.

5. Adquiri, há poucos meses, um Kindle. Conectado diretamente à principal livraria online do mundo, a Amazon, baixo livros quando preciso. A sua tela, diferentemente do iPad, emite uma luz muito mais confortável para leitura.

6. Reconheço que a leitura de jornais no iPad é muito agradável, mas neste ponto ainda sou dinossauro e aprecio folhear e sujar as mãos de tinta com as edições impressas, na primeira hora do dia.

7. Tenho uma pequena câmera fotográfica digital, que faz fotos com ótima resolução, além de vídeos com boa qualidade. Já a utilizei em várias coberturas jornalísticas, com resultados mais do que satisfatórios.

8. É verdade que, para editar as fotos ou vídeos, preciso transferi-las para o meu desktop ou netbook, mas isso nunca me atrapalhou em nada.

9. Assino um serviço de banda larga e TV a cabo que me permite ver, na tela grande, qualquer imagem digital.

10. Com o iPad, alguém dirá, eu poderia fazer e dispor de tudo que acabo de descrever num único aparelho. É verdade. Mas quem faz tudo isso ao mesmo tempo?

Ainda não preciso de um tablet.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.