Topo

“Divã” parece aposta em público segmentado

Mauricio Stycer

06/04/2011 18h00

A bem-sucedida carreira de "Divã" nos cinemas deve ter facilitado a decisão, aparentemente não muito arriscada, de desenvolver um seriado em torno da personagem central, a confusa e divertida Mercedes, vivida pela mesma atriz, a excelente Lilia Cabral.

Meio drama, meio comédia, o programa explora as angústias, descobertas e alegrias da quarentona recém-separada. Num tom mais contido que o filme, o primeiro episódio da série, muito bem realizado, tratou de colocar Mercedes no papel de amante de um homem casado, Carlos (Domingos Montagner, na foto).

Seja com o terapeuta, seja com uma amiga, Mercedes analisa com muita franqueza o seu papel de "mulher de segunda a quinta-feira". Sem moralismo, vê os prós e contras da situação. "Vida de amante é assim mesmo", observa a amiga, que a incentiva a levar adiante o caso.

Ainda que com leveza, "Divã" recoloca em cena uma temática explicitamente feminina, que tende a agradar, se não estou enganado, um segmento específico, o das mulheres de mais de 30. É um caso pouco comum, me parece, na grade noturna da Globo, cuja programação, com exceção do futebol, costuma ambicionar um público mais amplo.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.