Topo

Tipos de leitor: o Crítico de Assunto

Mauricio Stycer

15/03/2011 09h15

Dou início hoje a uma série dedicada aos leitores que freqüentam este e outros blogs, além do Twitter. Pretendo descrever em textos curtos alguns personagens típicos, que ajudam a tornar a blogosfera e a tuitosfera mais divertidas. A série não tem periodicidade fixa e aguarda sugestões para continuar.

O Crítico de Assunto é um dos tipos mais fascinantes que conheço. Ele está sempre à espreita, aguardando o momento de dar o bote. Sexta-feira passada, ele surgiu no Twitter, depois que publiquei um link do blog sobre as mulheres que apareceram na capa das revistas de celebridades: "os tsunamis, ondas gigantes geradas por distúrbios sísmicos E VC FALANDO EM MUSA DO CARNAVAL!!! VAI TE CATAR."

Quando comento sobre algum aspecto negativo do BBB, o Crítico de Assunto diz: "Se você não gosta, por que assiste? Muda de canal!". Se resolvo escrever sobre um filme, ele reaparece para atacar: "Vai escrever sobre BBB por que de cinema você não entende". Se me arrisco a falar de futebol, ele invariavelmente observa: "Cara, se liga: vai escrever sobre amenidades". Se trato de algum tema mais ameno, escrevo uma crônica, por exemplo, ele lança: "Tá sem assunto hoje?"

O Crítico de Assunto funciona, assim, para mim, como um termômetro. Quando ele aparece, sei que estou no caminho certo. Às vezes moralista, às vezes autoritário, ele parece só gostar de ler textos com os quais concorda. Irrita-se facilmente quando lê algo que preferia não ter lido, mas raramente tem argumentos para discordar.  Um grande tipo.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.