Blog do Mauricio Stycer

Piada de economista: saiba se você é marxista, keynesiano ou liberal

Mauricio Stycer

Integrante do Centro Acadêmico do Instituto de Economia da Unicamp, Diego Santiago Ortiz Lopez vestia esta camiseta na sexta-feira, 17 de dezembro. Ele era um dos jovens que ajudaram a lotar o acanhado auditório da faculdade, para assistir a defesa da tese de doutorado do senador Aloizio Mercadante.

A camiseta propõe um “método'' para classificar ideologicamente os economistas. E brinca com três ícones do pensamento econômico – Adam Smith, John Maynard Keynes e Karl Marx. A primeira pergunta é: “Você considera o capitalismo injusto?” E a segunda, seja para quem respondeu “sim” ou “não”, é: “Você tem certeza disso?”

Se você respondeu “sim” às duas perguntas, você é marxista. Se respondeu “sim” ou “não” à primeira pergunta, mas não tem certeza da resposta, você é keynesiano. E se não considera o capitalismo injusto, você é um liberal, como Adam Smith.

Enquanto aguardava o início da defesa, Diego, que está concluindo o segundo ano de Economia, era alvo da curiosidade dos professores e os questionava sobre as suas preferências. Provocado, um professor disse: “Sempre respondi ‘sim’. Pode ler tudo que já publiquei”, desafiou. Diego ficou sem argumentos: “Nunca li o que você escreveu”, respondeu o aluno.

Sobre o evento na Unicamp, escrevi o texto Delfim Netto critica “exageros'' de Mercadante em defesa de tese sobre o governo Lula, publicado sexta-feira no UOL Notícias.

  1. Tarcísio Medeiros

    12/12/2011 01:24:03

    O capitalismo é muito mais injusto por decisões politicas do que pelo capitalismo em si. Ou você acha que a pobreza na noruega é igual a brasileira ou africana?Para o capitalismo não é interessante ter essa gente toda sem renda, pois são menos consumidores. Ao mesmo tempo, não se pode simplesmente emitir dinheiro do nada, pois dinheiro, papel, não significa nada. O importante é produção. Do que adianta você ter todo o dinheiro do mundo, se o mundo não produz nada? Mas se você produziu algo, você pode trocar com a produção de outras pessoas. Se o governo não promove a produção das pessoas, é uma questão politica, e não puramente do Capitalismo.

  2. Larissa

    12/10/2011 06:47:00

    Livre mercado não existe e nunca existirá, é mais fácil o comunismo dar certo que o anarcocapitalismo surreal funcionar. Capitalismo depende do Estado para existir, hierarquias geram desigualdades sociais, capitalismo concentra o dinheiro, a receita perfeita para o caos. O capitalismo só é injusto se não houver regulação.

  3. Arthur

    26/04/2011 20:20:22

    Se você diz que o capitalismo é obviamente desumano, é porque você não sabe nada sobre o capitalismo... Muito menos sobre Adam Smith, que ele se referia na "piada".Paulo, estuda mais um pouco e saia do senso comum.... Eu tenho 16 e poderia discutir muito mais que você, pelo simples fato de racionalizar e pesquisar antes de comentar sobre qualquer assunto. Aliás.... Também seria bom você dar mais argumentos!

  4. Google

    23/12/2010 00:03:18

    Reginaldo, talvez a tese de doutorado de José Serra não esteja na biblioteca da Unicamp pelo simples fato dela ter sido defendida na Universidade de Cornell: http://blogs.cornell.edu/askalib/2010/03/22/cornell-masters-thesis-for-jose-serra/

  5. Edson Ferreira

    21/12/2010 12:21:58

    Felipe você está sendo otimista. A bomba do crédito já foi ativada e está causando um estrago enorme, principalmente no financiamento de veículos. Aqui no RJ só um escritório de advocacia recebe mensalmente 200 veículos devolvidos ou tomados por ação judicial. Isso somente de uma grande financeira; imagine o resto!

  6. Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

    20/12/2010 01:55:27

    Anarquismo > Marxismo > Capitalismo.

  7. Felipe Kirsch

    19/12/2010 16:08:39

    Faltou a Escola Austríaca de Economia. A única que explica corretamente como funciona a Economia. E que está bem longe dos professores marxistas e keynesianos da Unicamp. A bomba do crédito no Brasil está armada, agora só nos resta esperar ela explodir no colo da Dilma ou do próximo(a), pois a população foi completamente seduzida por esse sistema, mas que vai cobrar seu preço.

  8. Sergio

    19/12/2010 10:59:47

    Talvez esteja em Cornell (Estados Unidos), local no qual ele obteve o título de doutor em economia.

  9. Paulo Calixto

    18/12/2010 22:09:26

    Que perguntas idiotas! Claro que o capitalismo é injusto e desumano! Basta perceber a imensa desigualdade social existente em nosso país.

  10. Reginaldo

    18/12/2010 19:47:23

    Se nao me engano voce lembrou que o curriculum do Mercadante, aluno e doutorando da Unicamp, nao está no Lattes. Nao está mesmo. TAmbem nao está o do Serra, professor titular aposentado da Unicamp. E a misteriosa tese do Serra tambem nao está na biblioteca da Unicamp. Alias, nao está em biblioteca nenhuma. O mundo acadêmico tem esses mistérios.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso