Topo

Por que interessa saber antes o que vai acontecer na novela?

Mauricio Stycer

07/12/2010 17h39

Quanto mais bem-sucedida uma novela, maior o interesse que desperta junto a jornalistas que lutam para divulgar, com antecipação, o que vai acontecer nos próximos capítulos. Prática condenada por fãs de seriados e de filmes, o chamado "spoiler" é aceito naturalmente pelo espectador de telenovela.

O fenômeno não é novo. Mas hoje há um verdadeiro mercado especializado em antecipar cenas e histórias dos próximos capítulos. Há pelo menos meia dúzia de revistas populares que só fazem isso, fora as colunas diárias em jornais e sites. As próprias emissoras, Globo e Record, cuidam de divulgar no Twitter e em seus sites desdobramentos futuros de suas telenovelas.

Confesso que, para mim, isso é um mistério. Quando gosto de uma novela, não quero saber o que vai acontecer, mas é realmente impossível, hoje, escapar dos "spoilers". Não entendo direito o prazer que isso provoca nas pessoas. Lancei no Twitter esta pergunta e compartilho com os leitores algumas respostas:

Por que o público que assiste novela não se incomoda e, em muitos casos, até gosta de spoiler?

@graciele_ Porque novela costuma ter um período ENORME em que nada acontece, a barriga, então o spoiler serve como um chamariz.

@smurfjf Pras pessoas não importa saber o que vai acontecer, e sim, como isso vai acontecer. Pras séries é a mesma coisa.

@chicobarney Novela é fofoca

@joaosergio Porque não são frescos

@jnoronha Por que são todas iguais?

@febressiani Porque novela demora pra acabar, então mesmo que você saiba um capítulo, outros virão.

@Elvis_Chaves Mesmo com spoiler o pessoal fica na dúvida se vai acontecer ou não, o bom é ver a cena, e tem também os que são curiosos mesmo, né.

@CaioLevyOficial Porque são tontos

@john_lopes Será por que elas estão tão previsíveis que um spoiler é só uma constatação?

@fersenda Tem revistas que sobrevivem de spoiler de novela… então…

@flaviaperin Porque para as pessoas que assistem o que menos importa é a história? É quase esporte, "ver novela", mas sem uso do cérebro.

@valeriapedrochi Porque em geral novela já é tão previsível…

@sheilokavieira Não acho que é só público de novela… o @spoilerTV, por exemplo, dá spoiler de seriado e faz sucesso

@jooprazeres Ou sonham viver o que está na tela.

@jr_mau Novelas… Isso explica.

@raphaelpinheiro "Novela boa é aquela que a gente sabe de antemão o que vai acontecer". E o povo se junta pra assistir os capítulos críticos.

@Tina_Lo Porque o público se sente dono da novela e sabe que a opinião pública muda os rumos.

@jessica_diniz Porque ninguém sabe o final.

@PattyGirlBrazil Por que novela é descartável, uma igual a outra… Filmes são eternos! E menores, vocêvê rápido, se souber o fim fica chato

@niqueew Eu não assisto as novelas porque os spoilers me desanimam! Passione é a pior novela ever!

@graciele_ Experimenta contar em sua coluna o q acontecerá nos próximos. episódios de alguma série! Provavelmente você será ameaçado de escalpelo

@jessica_diniz Nas séries, sempre tem alguém que baixou e sabe de verdade, ou nos filmes. Na novela, não. Todo mundo vai descobrir junto

@flaviaperin Porque rola uma tremenda falta de algo melhor para fazer… (sou uma saudosista!) Leia-se: as boas novelas já foram feitas, e há bons anos. Veja o sucesso (ainda) da Heleninha Roitman. E as atuações? rs.

@fagnermorais Odeio quando a Globo.com coloca um spoiler na home.

@Tina_Lo Mas às vezes spoilers não se concretizam, minha impressão é de que foram teasers para verificar a recepção do público. Ou não.

@LeandroCanonico As pessoas não gostam de surpresa. Elas gostam de saber antes e contar para todo mundo que souberam antes. Isso em tudo

@marcelozoyd O público aceita o spoiler na novela porque ajuda a acompanhar. Por ser um programa diário, nem sempre dá para assistir tudo

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.