Blog do Mauricio Stycer

Abreu diz que cancelou conta no Twitter por causa de ofensas

Mauricio Stycer

O ator José de Abreu cancelou sua conta no Twitter na madrugada de sábado depois de ler “milhares mensagens” com ofensas e agressões a ele por conta do discurso em favor de Dilma Rousseff (PT) e críticas a José Serra (PSDB) que fez na noite de sexta-feira.

Por duas horas, na sexta, Abreu falou a 10 mil espectadores sobre como enxerga o quadro político e eleitoral. Classificou Serra como “fascista”, chamou seu candidato a vice, Índio da Costa, de “surfistinha do Rio de Janeiro” e criticou os jovens que apóiam o tucano por seu “conservadorismo” (veja no post abaixo).

Abreu está no Chile, em viagem de lazer, com a mulher. Procurado por este blogueiro, o ator conta que acordou na madrugada de sábado e assustou-se com o que leu no Twitter. “Havia milhares de mensagens me chamando de assassino, me xingando, palavras absurdas. Fiquei assustado.”

Imediatamente, “por instinto”, apagou a conta no Twitter (@zebigorna), onde era seguido por cerca de sete mil pessoas. “Minha mulher também estava ficando nervosa”, diz.

Arrependido, no início da noite de sábado, Abreu criou uma nova conta no Twitter. Ele agora atende como @zebigorna64 – o número refere-se a sua idade. Na manhã deste domingo, já era seguido por cerca de 700 pessoas.

Ele diz que muitos dos palavrões que falou durante a sessão no Twitter foram ditos por leitores que o acompanhavam. “Eu ia lendo as mensagens e repetindo o que eles diziam”, relata. “Houve muitos momentos de pura bobagem”.

Em relação ao discurso político que fez, o ator não retira uma palavra. Abreu, inclusive, já havia declarado apoio a Dilma, num vídeo disponível no site da candidata. “Só pedi para não colocarem na televisão”.

Outros atores da Globo, lembra, já manifestaram preferências políticas nesta eleição. “A Globo só pede que a gente não desrespeite a legislação eleitoral”, diz. Escalado para a próxima novela das 9 da emissora, “Insensato Coração”, de Gilberto Braga, o ator não teme o efeito de suas declarações. “Não teve nem vai ter repercussão na Globo”, afirma.

Antes da novela, Abreu começa a trabalhar na leitura do roteiro e preparação dos atores que participarão do filme “Meu Pé de Laranja Lima”, que Marcos Bernstein, roteirista de “Central do Brasil”, vai dirigir.

  1. Cecil Thire MEndonça

    01/12/2011 23:10:36

    Grande Abreu,Veja vc meu amigo, esse é o grande problema. Para escancarar determinados FATOS realmente precisamos nos expor. e pudor é para os fracos, por isso os pseudo criticos da sua fala (que na verdade devem comer no mesmo tacho de seus ídolos) se sentem doloridos e ofuscados ou mesmo para aparecerem querem postar qualquer idiotice supostamente vanguardista. Que coisa!!! Abraço!!!

  2. lika

    01/11/2010 13:07:33

    Por isso tenho inveja dos EUA, da liberdade de expressão que é respeitada lá. Ele apenas se expressou. Acho que ninguém está acostumado a ver ninguém dando opinião, e quando isso acontece, é um estardalhaço. Ficam falando de liberdade de expressão, mas quando alguém fala o que pensa acontece isso: xingamentos, ódio, ameaças.Pra algumas pessoas só há liberdade de expressaão desde que a opnião de alguém seja igual a delas. Opiniões contrárias devem ser extirpadas, odias, xigar no twittter "Cala boca fulano".Acorda Brasil!!

  3. Guará Matos

    22/10/2010 10:37:43

    O que ele queria?O cara se transveste de "ícone", quer atirar e não reber de volta!Quem é ele petista obtuso (como a maioria) pra vir e chamar alguém de facista e querer passar íncolume?Recebeu do público o que mereceu.ainda piorou sua conduta, como todo o covarde, "joga pedra e esconde a mão". Fugiu para não encarar de frente a sua pena.Frouxo!

  4. Marina

    20/10/2010 12:55:56

    Que mentiroso. eu acompanhei e ele foi baixo o suficiente para falar: "Queo Serra sente em uma rol*" Deploravel.

  5. deaC

    18/10/2010 00:14:28

    Ah, tá! Zébigorna ou Zé boquinha, sim porque o que esse imbecil quer mesmo é continuar mamando nas tetas do governo, isto é, sendo patrocinado. Quem diz o que quer ouve o que não quer, é de lei.

  6. Neste mato tem coelho...

    18/10/2010 00:06:06

    Não entendo essa história de cidadãos comuns ficarem endeusando ‘celebridades’, seguindo seus passos e opiniões pelo twitter. Acho isso tão medíocre! Eu seguiria pessoas cujas opiniões e atitudes fazem a diferença no mundo. Alguém como Bono Vox!

  7. nyca

    17/10/2010 19:15:18

    Quem fala o que quer ouve o que não quer, um ditado antigo do tempo das vovós, mas cabe bem aqui, voto se for para ser divulgado que seja se apegando ao seu candidato, não ofendendo o adversário, fique no seu lugar que já é bem confortável. Outro ditado antigo: política, religião e futebol não se discute, aliás podem ser discutidos os temas, desde que por gente bem civilizada.

  8. Ildeu Bittencourt

    17/10/2010 16:02:38

    Bom-senso e conhecimento é o ideal;Bom-senso sem conhecimento é tolerável; Sem BOM-SENSO, o conhecimento é um perigo. Parece que o ator se enquadra neste último caso.I

  9. Fernando Haumann

    17/10/2010 15:59:54

    Liberdade de expressão direito está em desuso nesta campanha , independente se a pessoa apóia a dilma ou o serra vamos respeitar as opiniões gente, parar de ser arrogantes na defesa religiosa, politica futebolistica, enfim, o que vocês ganham ofendendo o outro? Prefiro discussoes politicas com conteudo , é uma pena que o Serra tenha resolvido levar todo seus defensores para o lado pessoal da Dilma, deixando o lado politico (propostas), guardadas, usando e abusando de promessas que se todos sabem que são promessas de campanha. Espero que todos reflitam sobre isso.

  10. Edson

    17/10/2010 15:37:51

    Caro Alfredo,O que me faz solidarizar contigo á sua coragem de apoiar quem está apoiadoem Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, José Jenuíno,...E antes esteve apoiado em Roberto Jeferson (o ingrato...)...Coragem é isto...

  11. João Carlos

    17/10/2010 15:36:54

    A internet veio para ajudar na maioria dos fatores mas também trouxe esse contato infantil simultâneo em que os participantes não sabem o que e como postar uma opinião.São sites criados por nerds em garagens sem fundamento algum. Daí vem nós, brasileiros pobres de cultura e ficamos perdendo grande parte do tempo seguindo atores....meu Deus... dá um aquaplay ou um lango-lango para ocupar o tempo já que não tem o que fazer na vida!!!!

  12. Luciano

    17/10/2010 15:35:05

    Não é bem por aí... Ele desrespeitou muitas pessoas, pelo menos metade das 10 mil que ali estavam.Chamou de ignorantes, preconceituosos e burros quem votava no Serra e acho que o debate político não pode caminhar para esse lado intolerante.A inteligência não está instalada somente no PT. A inteligência independe de partidos e de atores... Há atores que tem e outros não, por exemplo...E essa história de que ele só rebateu xingamentos feitos a ele não é verdade. Ele rechaçou uma pessoa só porque tinha o sobrenome "Cavalcanti", que segundo às ideias mirabolantes do ator, o rapaz remetia à ideia das famílias "coronéis" do nordeste. Esculhambou também uma pessoa que se apresentava como padre, que simplesmente deixou sua opinião de forma respeitosa e também foi esculhambado pelo ator, que encheu a boca pra dizer que havia estudado a "heráldica" do padre... Pelo visto ele não aprendeu nada mesmo..

  13. José Roberto

    17/10/2010 15:27:30

    O Abreu tem cara mesmo de ptista,de comunista,vve-se que ele é retrógado pela sua cara e figura,de barba, sujo e ensebado.Sujeito arcaico como seus pares cubanos,sonhadores .É curioso notar que todos fanáticos ptistas ou comunas,gostam de emprego público,BB,Embratel,Correios,Petrobras etc..,porque alí dá fazer carreira sem precisar trabalhar muito,basta ler a cartilha do chefe.O cara tem o jeito da preguiça parece que nem banho toma,rançoso.José Roberto

  14. Mel

    17/10/2010 15:25:00

    Dizem que ditados populares são ricos em sabedoria e verdade.Quem fala o quer quer, ouve o que não quer, é um deles. talvez seja esse o caso do Abreu.Meu pai já dizia que em boca fechada não entra mosquito.Abs.Mel

  15. Edson

    17/10/2010 15:23:39

    Antes de apoiarem o discurso e elogiarem a "coragem" do Zé Abreu (e de tantos outros artistas por aí...), procurem saber o quanto ele depende deste "governo" através de verbas ganhas deste (claro, que com nosso dinheiro), para montagem de suas peças e, com certeza, não quer perder a boquinha para o próximo. Isso mesmo Zé, lute pelo que é seu, já que o que deveria ser nosso ninguém cuida...Farinha pouca, meu pirão primeiro....

  16. Fabio Cioli

    17/10/2010 15:23:19

    Acredito que como pessoa pública, excelente ator, que através de seus personagens consegue passar emoção, não deveria tornar público os seus pensamentos políticos. Se o fizer, deveria apenas realçar o lado positivo de sua candidata, mas não o negativo do opositor. Desta forma, consegue apenas puxar para si mesmo a contrariedade política e de seu trabalho.

  17. tania silvia carneiro

    17/10/2010 15:21:47

    parabens, Abreu ja gostava de vc , melhorou ainda mais no meu conceito.Basta comparar Brasil de ontem e de hoje, menos fome,mais educaçao e outros .

  18. charles

    17/10/2010 15:19:45

    Me chame de conservador mas quando bebo nao dou opnião política pra 7 mil pessoas.E quanto ao fascista dá ate vontade rir.O governo atual tentou calar e impor regras a imprensa diversas vezes. Isso é democracia????

  19. Andressa

    17/10/2010 15:14:44

    Parabéns o ator José de Abreu, por sua coerência e coragem em dizer o que pensa. Sei que todos tem o direito de manifestar suas opiniões, porém me incomoda muito comentários como o do Márcio dizendo que quem fala o que quer ouve o que não quer Isso prova que ele não é adepto ao direito de se expressar livremente. Somente em debates os comentários devem ser seguidos de replicas, pois na normalidade as pessoas tem o direito de expor suas opiniões e ponto, e quem se incomoda em contradizer não está respeitando esse direito tão básico.Concordo também com as opiniões do ator. Acho que quem quer o retorno de um governo PSDBista já deve estar com a vida ganha, e fazer parte da minoria que sempre se beneficia com o modo de governar pensado para as elites.

  20. Waldir Antonio Fernandes Altieri

    17/10/2010 15:14:36

    Para que comentar..Já fiz diversos comentarios e nada foi publicado.Qeu bela democracia...Que bela situação deste Blog.Alias a imprensa nacional é demais.Não existe nenhuma no mundo tão evoluida.Voce fica sabendo que num governo norte-americano dois reporteres obrigam-no a renunciar seu cardo presidencial, por assedio em uma funcioanria da Casa Branca.Aqui os r4eporteres fazem N reprotagens de crimes politicos, desonestida, corrupção desvio de dinehiro e obte, isto sim, ad istinçaõ na Imprensa Nacional e recebe elogios.Mas tudo continua na mesma e repete-se as coisas de forma natural.ÓRDEME PROGRESSO.VIVA A DEMOCRACIAE O POVO QUE F....

  21. Gilda Winarski

    17/10/2010 15:12:19

    Que beleza hem Zé? Apoiar vagabundos. Eu, como noveleira que sou., nunca mais vou assistir a uma novela em que você trabalhe. Se depender de mim você irá pedir bolsa família ao seu amigo Lula. Boa sorte!!!!!!!!

  22. Isa

    17/10/2010 15:12:07

    Perfeito idiota.Se ele vota nessazinha, é pq é da mesma laia dela.

  23. Waldir Antonio Fernandes Altieri

    17/10/2010 15:09:11

    VIVA O ABREU!!!!PPLIN, PLIN PARA ELE!!!ELE ESTÁ MUITO ACIMA DE NÓS...ELE VE O MUNDO DE UMA MANEIRA LINDA E FELIZ....FALA O QUE QUER, NADA AOCNTECE E ESTAMOS AI!!!TEMOS QUE ENTENDER QUE PESSOAS COMO ELE OCUPAM CARGOS DE ALTA RESPONSABILIDADE NO PAIS...ELE TEM O DIREITO DE DIZER COISAS QUE TODOS NÓS DESEJAMOS SABER, NÉ...É MUITO INTELIGENTE. PARABENS, ABREU....CONTINUE DESSE JEITO QOUE É ESPETACULARADOREI.INCLUSIVE SE FIZERES UMA CURSO DESTA MATERIA SOU O PRIMEIRO A SER MATRICULADO.ABRAÇOSWALDIR

  24. Isa

    17/10/2010 15:07:17

    Ele tem todo o direito de expressar suas opiniões e apioar quem bem entende! Só não achei bacana o modo, o palavreado, ect, era desnecessário e ficaria muito mais elegante pra ele, e para a candidatura que ele defende! Evitaria ofensas e tudo mais...

  25. Eli Oliveira

    17/10/2010 15:06:47

    Os ataques a José de Abreu refletem o caráter dos eleitores do Serra. São, em sua maioria, preconceituosos, maldosos e desesperados porque estão vendo que o candidato tucano será derrotado mais uma vez. Gente, vamos comparar o Brasil de hoje com o Brasil de 10 anos atrás. Atraso nunca mais. O que queremos é seguir mudando.

  26. davi

    17/10/2010 15:03:54

    Perfeita a colocação de José de Abreu.

  27. marcele

    17/10/2010 15:03:15

    Ele deveria ter vergonha de apoiar um governo cheio de escândalos... vindo de um partido que se dizia muito ético. Foi só ter o poder nas mãos que mostrou sua verdadeira face.

  28. rita

    17/10/2010 15:03:07

    ahahah quero ver se o Serra for eleito se ele estarà na novela, é melhor ficar no chile

  29. Camila Guedes

    17/10/2010 15:00:07

    Que bom que o Zé voltou. Vi o vídeo na sexta feira e concordo com tudo o que ele disse, desengasgando o que muita gente tinha vontade de dizer, com humor, inteligência e acidez. Pena que, ao invés da maioria das pessoas fazerem perguntas bacanas, elas vomitavam baixaria, opinões frágeis e argumentos vazios... Parabéns José de Abreu.

  30. Cícero Alberto

    17/10/2010 14:56:56

    Parabéns, Abreu pela coragem e pelo dicernimento que, infelizmente, está faltando nesse fanatismo da galera que apoia os tucanos. Só espero que não se arrependam depois. Nunca será demais lembrar a triste experiência com o Fernando Collor depois que foi colocado no planalto...

  31. Gilson

    17/10/2010 14:56:20

    O Zé mané não comeu um balde de leite, comeu um caminhão de leite.

  32. Márcio

    17/10/2010 14:55:45

    Não sei porque ele se espantou com a reação das pessoas!Quem fala o que quer, ouve o que não quer!Ele é daquelas pessoas radicais que acham que as pessoas que pensam diferente são quadradas, reacionárias ou não pensam.Pobre atorzinho, tem muito o que evoluir como ser humano ainda. Seus 64 anos não lhe ensinaram absolutamente nada!!!!!

  33. Alfredo

    17/10/2010 14:55:28

    Caro Zé de Abreu. O que me faz solidarizar contigo é a minha lógica. É impossivel alguém com o mínimo de conciência entrar nessa "roubada" (acho que em todos os sentidos do termo) do DEM/PSDB. Vide FHC e seu governo. Parabéns pela coragem e discernimento. As grandes pessoas não se escondem.A T Cousin

  34. fernando

    17/10/2010 14:52:59

    Que diabos esse povo brasileiro quer a fome de antigamento ou as pessoas crescendo trabalhando, por isso eu falo o povinho, agora está provado que a turma do serra quer meia DUZIA DE PESSOAS SE DANDO BEM......

  35. Carvalho

    17/10/2010 14:52:05

    Mauricio não respondeu minha pergunta: Se é o cafetão da Geisy? Vocês jornalistas da Folha/Uol me lembra o programa Observatório da Imprensa transmitido pelo Canal 2, sobre o comando do grande jornalista Dines. Terminava dizendo DEPOIS QUE ASISTIREM ESTE PROGRAMA NÃO LERÃO JORNAIS COMO ANTERIOMENTE.

  36. Márcio

    17/10/2010 14:50:18

    Ele deve pensar muito na m... que fez e que falou e calibrar menos na ceva na próxima vez que falar em público.Uma coisa é falar o que pensa. Outra é falar sem pensar!!!!

  37. Estéfano Xavier

    17/10/2010 14:43:14

    Parabéns ao Zé!! Twitcan dele foi fantástica!! Deu uma verdadeira palestra, demosntrando conhecimento e clareza!!!

  38. Carlos Alvarez

    17/10/2010 14:42:37

    Esse atorzinho de meia tijela Jose de Abreu esteve aqui em Campo Grande-MS fazendo campanha para o PT, não adiantou nada , resultado deu Serra e Puccinelli, sinal que ele é insignificante, e mais ele está com cara do lula, barbudo e cara sempre com cara bebado.

  39. Almeida

    17/10/2010 14:42:22

    Tira este Zé mané do ar, ele é imbecil, quem usa droga tem que ser ignorado.

  40. nilo

    17/10/2010 14:39:15

    Solidariedade a este grande ator, independente de sua preferência partidária, embora igual a minha. É, Zé, parece que tudo o que você escreveu a respeito deste pessoal foi muito bem dito, talvez até tenha sido suave.

  41. Mariza

    17/10/2010 14:36:54

    Bem feito...dá próxima vez não bebe antes de falar...Uma pessoa pública como ele tem que entender que não pode ficar falando qq coisa de quem quer q seja...

  42. Luciana

    17/10/2010 14:35:55

    Como vcs podem ver, o cara fala o que pensa e, por ser funcionário de uma emissora manipuladora, tem que praticamente mudar o discurso. Isso que é liberdade de imprensa?

  43. Júlio

    17/10/2010 14:35:48

    Taí um perfeito idiota!!!

  44. Suely

    17/10/2010 14:32:42

    Cada um tem o direito de expressar suas opiniões, pois teoricamente vivemos numa democracia. Obviamente ele irá agradar a uns e desagradar a outros. Posso até não concordar com sua opinião, pois de fato não concordo, acho que a Dilma é um engodo para o país, mas ele falou o que pensa e cada um apoie o candidato que preferir. Afinal, para isso é que servem as eleições!

  45. Roberto

    17/10/2010 14:31:41

    Acho que opinões devem ser respeitadas, porem descer o nível e desrespeitar quem vai votar, isso é outra história. Deve-se respeitar o publico, e não dar declarações assim, mostrando que quer mandar no voto que é livre e secreto. Brigar por causa de política não é nada elegante. Peço a gentileza de que se não tivere nada gentil a dizer fique de boca fechada e não ofenda seu semlhante. Respeito cabe em qualquer lugar.

  46. EVAIR DA COSTA NUNES

    17/10/2010 14:28:44

    o episódio só demonstra como o preconceito, revanchismo, conservadorismo e intolerância definem a classe média pessedebista, tal e qual seus próceres e ídolos, eita classe média ridícula!

  47. joao

    17/10/2010 14:28:22

    Também,quem mandou o José Abreu se meter onde não deveria,ele que vai cuidar da vida dele,atorzinho de meia pataca!!!!

  48. jasp

    17/10/2010 14:27:47

    Um grande ator, uma pessoa respeitada e acuada por pessoas que nao sabem o que é ter liberdade de expressao. assiim estes que se auto institulam pais da moralidade. Fique tranquili jose de abreu, alem de voce tem mais 60 milhoes que ainda nao perderam a esperanca e sabem do que o lula fez ate agora e valorizam isto e por isto pos uma mulher para dar continuidade a seu trabalho.

  49. Ézio Giacomini

    17/10/2010 14:27:43

    José de Abreu,Te admirava como ator.Como pessoa mortal,igual a nós,perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado.TEM ALGUM CARGUINHO PROMETIDO A VOCE OU FAMILIARES PELA MÃE DILMA.Embora sei que não precise,mas há de convir que não atrapalha.Ézio Giacomini

  50. OSWALDINO TEIXEIRA BUENO

    17/10/2010 14:26:20

    É UM COVARDE ,EPROVA ISSO AO ENCERRAR A CONTA . NADA DO QUE DISSE TEM CREDIBILIDADE , É APENAS UM REACIONARIO DE PLANTÃO A SERVIÇO DA ESQUERDA XIITA.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso